Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/125186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBeatriz Tomé de Andrade Salvado Sousa
dc.date.accessioned2022-09-13T19:49:53Z-
dc.date.available2022-09-13T19:49:53Z-
dc.date.issued2019-07-10
dc.date.submitted2020-01-08
dc.identifier.othersigarra:373567
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/125186-
dc.descriptionComo arquitectos, muitas vezes "desenhamos" sobre telas em branco. A tela tem um tamanho pré-indicado de intervenção e influencia o traço que a cobrirá, consoante o seu material; mas está em branco. Contudo, tal como um artista sente dificuldade em pintar sobre um quadro já riscado, um arquitecto sente, o mesmo, ao intervir em pré-existências. Este trabalho nasce desta inquietação. No sentido de se alertar para o abandono recorrente de edíficios, neste caso, de carácter industrial, no concelho da Ribeira Grande. Recorre-se à constante dúvida sobre o papel do arquitecto numa intervenção do género, até onde vão os seus limites? Usa-se o caso da Fábrica da Chicória como ponto fulcral da discussão. Faz-se a análise com base em diferentes escalas: ilha, concelho, freguesia e Fábrica. De modo, a haver uma compreensão total do lugar onde se insere a obra em estudo. A partir da análise e compreensão da circunstância, nas suas diferentes escalas, há um registo do aspecto actual do edificado e uma maior compreensão das suas antigas funções. Paralelamente, compreende-se o contexto social em que se insere a Fábrica e a forma como as pessoas da Ribeirinha têm vindo a vivenciar o espaço público que a freguesia oferece. O resulta final surge em forma de processo projectual, numa procura das respostas às dúvidas anteriormente suscitadas na análise da envolvente e do lote da fábrica.
dc.description.abstractAs architects we constantly draw over white canvas. The canvas already has a pre-established size, and their material has an effect on the finished product. But they are white, anyways. As an artist has trouble paiting over a finished paiting, an architect feels the same designing a project for an existing building. This study is born from that concern. Aiming awareness to the neglected buildings, in this case industrial ones, in Ribeira Grande, São Miguel. We try to question the role of the architect in this cases, where are the limits? The Chicory Factory is the main study case. An analysis is made based on different scales: island, county, parish and factory. In a way that a total site compreension is made. From the circumstance, in its many scales, there is a anotation of the actual state of the Factory and a understading on its old functions. At the same time, social environment and the way residents live takes an important role on the study. The final product is a design process, that tries to answer some of the questions who started the thesis, and some that apperead along the way.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleO património abandonado da Fábrica da Chicória. Circunstância, registo e transformação
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202376370
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
373567.pdfO património abandonado da Fábrica da Chicória. Circunstância, registo e transformação195.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.