Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/122059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRicardo Filipe Santos Ferreira
dc.date.accessioned2019-09-04T23:09:27Z-
dc.date.available2019-09-04T23:09:27Z-
dc.date.issued2019-07-24
dc.date.submitted2019-09-04
dc.identifier.othersigarra:348546
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/122059-
dc.descriptionEste é um documento concebido por um estudante estagiário com o objetivo principal de retratar todas as suas vivências ao longo deste ano escolar na Escola Secundária de Rio Tinto. Este é um momento especial e marcante na carreira de um docente, pois é aqui que, pela primeira vez, todos os estudantes estagiários contactam com outros docentes, alunos, assistentes educativos e encarregados de educação em contexto real de trabalho. Este é um momento que deve ser aproveitado ao máximo por todos os estudantes estagiários, pois é uma oportunidade que não devemos desperdiçar, devido às inúmeras possibilidades de aprendizagem que a prática de ensino supervisionada nos oferece. Assim, este relatório de estágio é composto por sete capítulos que explicam o caminho por mim percorrido ao longo da minha formação. No primeiro capítulo, "Introdução", faço a contextualização de todo o processo. O segundo capítulo, "Enquadramento pessoal", expõe o caminho que percorri até chegar a este ponto na minha vida, bem como as minhas expetativas acerca do estágio profissional e o início da minha nova vida enquanto docente. Já no terceiro capítulo, "Enquadramento Institucional", faço a caracterização do contexto de ensino pelo qual passei. A "Organização e Gestão do Ensino Aprendizagem", aparece no quarto capítulo e é onde exponho as minhas conceções de ensino, os diversos planeamentos usados e a forma como geria e conduzia as aulas, sendo que, no fundo, é onde falo do processo de ensino-aprendizagem. Seguidamente, no quinto capítulo, "Participação na escola e relação com a comunidade", falo essencialmente do dia a dia na escola e de todos os projetos em que fui participando. O sexto capítulo contempla o estudo de investigação, onde relato as implicações da motivação dos alunos durante as aulas de Educação-Física. No sétimo e último capítulo, faço uma reflexão sobre o estágio profissional, todas as riquezas que retirei dele e também das minhas perspetivas futuras.
dc.description.abstractThis document was designed by a trainee student whose main goal was to portray all his experiences throughout this school year at Rio Tinto High School. This is a special and important moment in the career of a teacher, because it's here that, for the first time, all trainees' students contact other teachers, students, educational assistants and parents in the real work context. This moment should be used to the max by all trainee students, because it's an opportunity that should not be wasted due to the numerous possibilities of learning that the practice of supervised teaching offers us. Therefore, this internship report is composed of seven chapters that explain the path I have taken during my training. In the first chapter, "Introduction", I contextualize the whole process. The second chapter, "Personal Framing," sets out the path I've taken to this point in my life, as well as my expectations about the work placement and the beginning of my new life as a teacher. In the third chapter, "Institutional Framework", I characterize the context of teaching that I passed. The "Organization and Management of Teaching Learning" appears in the fourth chapter, and it's here I expose my teaching conceptions, the various planning used and the way I managed and conducted the classes, and that is where I speak about the teaching-learning process. Then, in the fifth chapter "Participation in school and relationship with the community", I speak essentially of the day to day in school and all the projects I participated. The sixth chapter show us the research study, where I report the implications of student motivation during the classes of Physical Education. In the seventh and last chapter, I reflect on the professional stage, all the treasures I have taken from him and my future perspectives.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleRelatório de Estágio Profissional "A influência do Estágio Profissional na mudança de uma personalidade"
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
348546.pdfRelatório de Estágio Profissional "A influência do Estágio Profissional na mudança de uma personalidade"1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.