Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121227
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dc.creatorSílvia Maria Monteiro Quintas
dc.date.accessioned2022-09-09T23:02:57Z-
dc.date.available2022-09-09T23:02:57Z-
dc.date.issued2019-04-11
dc.date.submitted2019-04-22
dc.identifier.othersigarra:329926
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121227-
dc.descriptionAs catástrofes naturais, acidentes e desastres em larga escala são incidentes críticos que implicam elevada exigência técnica e emocional aos profissionais de saúde que neles intervêm, sendo o seu desempenho influenciado por reações emocionais, traços de personalidade e mecanismos de coping. O treino destes profissionais em contexto real é difícil, pois implica ação urgente e imediata, surgindo a simulação de incidentes através da utilização da realidade virtual como uma alternativa inovadora e altamente eficaz. Como alguns cenários de desastres e catástrofes são impossíveis de replicar na vida real, ao serem recriados virtualmente proporcionam treino num ambiente seguro e controlado, mas, simultaneamente, desafiante e motivador para os profissionais. Esta tese pretende contribuir para o aprofundamento deste tema, nomeadamente, conhecer a Saúde Ocupacional dos profissionais de saúde, os seus estados emocionais no trabalho e as características individuais que os influenciam, bem como a realidade virtual aplicada à simulação de incidentes críticos e conceber um programa de gestão do stress e emoções para profissionais de saúde com recurso à realidade virtual. Efetuou-se um estudo empírico com 301 enfermeiros de um hospital público do distrito do Porto para conhecer a relação entre depressão e burnout e as suas consequências no desempenho deste grupo profissional, concluindo-se que os enfermeiros apresentam níveis mais elevados de burnout do que depressão e que existe uma correlação significativa entre ambos, nomeadamente, entre exaustão emocional e depressão. Concebeu-se o Programa de Realidade Virtual para Gestão de Stress e Emoções em Profissionais de Sáude (RV-GSE-PS), que pretende preparar os profissionais de saúde para lidarem com situações de incidente crítico. É composto por 10 sessões de 1h cada, distribuídas por 4 módulos, em que se avalia o impacto psicofisiológico e emocional da exposição dos profissionais a imagens tridimensionais em contexto de realidade virtual, com medição de reações fisiológicas e psicológicas ao stress, avaliação de estados emocionais, características de personalidade, mecanismos de coping e competências de resolução de problemas. O programa inclui ainda a psicoeducação no sentido de promover a Saúde Ocupacional destes profissionais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleRealidade virtual e simulação de incidentes críticos para treino de competências de profissionais de saúde
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101401809
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
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