Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/119409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmorim, Inês
dc.creatorPinto, Sara
dc.date.accessioned2019-03-28T00:13:10Z-
dc.date.available2019-03-28T00:13:10Z-
dc.date.issued2018
dc.identifier.issn0873-1233
dc.identifier.othersigarra:323148
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/119409-
dc.descriptionA perceção de uma sociedade ideal (nos discursos) e real (naspráticas) conduziu este texto, que abordou, por um lado, o discurso moral e,por outro, as práticas de caridade, da relação entre Igreja e Estado e respetivasresponsabilidades (se conjuntas se em rotura), na distinção entre os bons e os mauspobres, da (i)legitimidade da esmola e da emergência do trabalho como valorlibertador de desvios sociais. O balanço dos esforços da historiografia, na contageme definição da relatividade da pobreza, problematizaram uma aproximaçãometodológica quantitativa e qualitativa a um estudo de caso. A Misericórdia doPorto tornou-se o observatório empírico daquela dualidade (ideal e real), atravésda análise do(s) sentido(s) da(s) esmola(s), em que tempo, serviço e devoção seapresentam como parâmetros comportamentais de cumprimento das Obras deMisericórdia. Provou-se que se trata de uma irmandade eclesial (laicos/eclesiásticos,sendo os últimos em maior número) que lembra a misericórdia como prática dacaridade, face a face com o pobre, nas suas múltiplas dimensões (doença, viuvez,envergonhados, sem trabalho). Provou-se que havia uma estrutura organizativa,adaptada às transformações da pobreza, em que os discursos se silenciam embenefício das práticas, numa orientação do governo eficaz da pobreza. Observou-sea evolução quantitativa do peso das esmolas nas receitas da instituição (esmolasordinárias e extraordinárias) e as suas dimensões qualitativas, na forma devocionalcomo se expressam.
dc.description.abstractThis paper was driven by the perception of an ideal (regardingdiscourses) and real (regarding practices) society, approaching the moral discourseand the charity works, within the relations between Church and State, and theirresponsibilities in the distinction between the good and the bad poor, the (il)legitimacy of the alms, and the emergence of the value of work as a liberator ofsocial deviations. The contributes of historiography for the measurement andrelativity of poverty, frame a qualitative and quantitative methodological analysis.The Misericórdia of Porto is the empirical observatory for that dichotomy (idealand real), through the analysis of the meanings of the alms, in which time, serviceand devotion present themselves as behavioral parameters of accomplishment ofthe Mercy works. We demonstrated the ecclesiastical character of the brotherhood(considering the high number of priests) that certifies a Misericórdia of charitywork, face to face with the poor, in their multiple dimensions (illness, widowhood,shamefaced poverty, and unemployment). It has been proved that there was anorganizational structure, adapted to poverty transformations, in which discoursesare absent in favor of the practices, of an efficient governance of the poverty. Weobserved the numerical evolution of the alms and their weight in the generalincomes of the institution (ordinary and extraordinary alms) and its qualitativedimensions, as devotional expressions.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistória
dc.subjectHistory
dc.titlePobreza e a caridade: as esmolas nos discursos e nas práticas da Misericórdia do Porto, na Época Moderna
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
323148.pdf207.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.