Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/119341
Author(s): Joana Filipa Lemos Moreira
Title: Relatório de Estágio Profissional "Ser professora, da expetativa à realidade: O percurso de uma estudante-estagiária à procura de deixar a sua marca"
Issue Date: 2018-11-20
Abstract: This document is personal and non-transferable and intends to portray the course taken by a student-trainee during a school year of supervised teaching practice in a school located in the Matosinhos area, specifically João Gonçalves Zarco Secondary School. Its accomplishment is the culmination of a year of acquisition of knowledge, experiences and pedagogical skills essential for the future as a person and a teaching professional. It is at this moment that we invoke all the knowledge acquired throughout the whole process of formation in order to establish the bridge between theory and practice. After this performance, it is time to reflect on "what" and "how" everything happened so that lessons can be learned about this action. For this, the present document was divided into five chapters: the first, introduction, which intends to contextualize the present document; the second, Personal Framework, which describes the student-trainee and intends to state their expectations regarding the internship (beginnings and after two months); the third, Framework of professional practice, which encompasses the legal and institutional framework, the school as an institution, the characterization of the resident school, the core of the internship, and the resident and shared classes; the fourth, Operational framework, which encompasses three areas: Area 1 - Organization and management of teaching and learning, Area 2 - Participation in school and relations with the community and Area 3 - Professional development, which encompasses the whole teaching-learning process ; the fifth and final chapter, "The end that is only a beginning ..." which is intended to be a final reflection on the professional stage and to prospect the future.
Description: O presente documento é único pessoal e intransmissível e pretende retratar o percurso realizado por uma estudante-estagiária ao longo de um ano letivo de prática de ensino supervisionada realizada numa escola situada na zona de Matosinhos, mais concretamente na Escola Secundária João Gonçalves Zarco. A sua realização é o culminar de uma ano de aquisição de conhecimentos, vivências e competências pedagógicas imprescindíveis para o futuro enquanto pessoa e profissional docente. É neste momento que invocámos todos os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o processo de formação de modo a estabelecer a ponte entre a teoria a prática. Após esta atuação, chega o momento de refletir acerca "do que" e "como" tudo aconteceu para que possam ser tiradas ilações acerca desta atuação. Para isso, foi construído o presente documento dividido em cinco capítulos: o primeiro, introdução, que pretende fazer uma contextualização acerca do presente documento; o segundo, Enquadramento pessoal, que descreve a estudante-estagiária e pretende enunciar as suas expectativas referentes ao estágio profissional (inicias e após dois meses); o terceiro, Enquadramento da prática profissional, que engloba o enquadramento legal e institucional, a escola enquanto instituição, a caraterização da escola residente, do núcleo de estágio, e das turmas residente e partilhada; o quarto, Enquadramento operacional, que engloba três áreas: Área 1 - Organização e gestão do ensino e da aprendizagem, Área 2 - Participação na escola e relações com a comunidade e Área 3 - Desenvolvimento profissional, que engloba todo o processo de ensino-aprendizagem; o quinto e último capítulo, "O final que é apenas um começo..." que pretende ser uma reflexão final acerca do estágio profissional e perspetivar o futuro.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202200353
URI: https://hdl.handle.net/10216/119341
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
320986.pdfRelatório de Estágio Profissional "Ser professora, da expetativa à realidade: O percurso de uma estudante-estagiária à procura de deixar a sua marca"1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.