Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/119052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria João Martins Moreira Almeida Rebelo
dc.date.accessioned2019-02-22T00:09:25Z-
dc.date.available2019-02-22T00:09:25Z-
dc.date.issued2017-11-14
dc.date.submitted2019-02-21
dc.identifier.othersigarra:315343
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/119052-
dc.descriptionA partir da análise de algumas obras de Alison e Peter Smithson e de Anne Lacaton e JeanPhilippe Vassal, este trabalho parte da ambição de (re)construir a tríade clássica da arquitectura- Firmitas, Utilitas, Venustas - em nome de uma arquitectura mais próxima da sua essência.Parece-nos fundamental, em nome de um projecto-de-arquitectura próprio, persegui-la, de modoa despir a arquitectura de alguma superficialidade, e de maneira a compreender qual o seu âmago,campo essencial de/para a acção. A origem da arquitectura, a sua base, não é apenas algo que sesitua num passado cronológico mas que incorpora o interior até da obra mais contemporânea.Afinal, aquilo que às vezes tomamos por novo não são mais do as raízes do antigo, sob a formainovadora que é o fruto das circunstâncias e contingências do agora.
dc.description.abstractStarting from some of the oeuvre of Alison & Peter Smithson and Anne Lacaton & JeanPhilippe Vassal, this work has the ambition to (re)construct architecture's classic triad - Firmitas,Utilitas, Venustas - on behalf of an architecture closer to its essence. In the name of one's ownarchitectural-project, one believes to be fundamental to chase this essence, in order to unveilarchitecture from its superficiality and to understand its core, its essential field of action. The originof architecture - its centre - does not seem like something that exists only in a chronological past,but it embodies the interior of the most contemporary work. After all, what we take as somethingnew can merely represent the roots of something old, in a innovative shape, which is the fruit ofthe circumstances and contingences of the moment.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleA casa ideal/a casa comum. Derrubar o objecto, libertar o poema
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
315343.pdfA casa ideal/a casa comum Derrubar o objecto, libertar o poema56.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.