Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/118943
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndreia Joana Geraldo Couceiro
dc.date.accessioned2022-09-12T00:41:59Z-
dc.date.available2022-09-12T00:41:59Z-
dc.date.issued2018-10-03
dc.date.submitted2019-02-12
dc.identifier.othersigarra:313325
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/118943-
dc.descriptionA presente tese constitui‑se como um estudo interpretativo, no campo da teoria de projecto, da intervenção de Álvaro Siza no Chiado, em Lisboa, depois do incêndio de 1988, através da formulação de um problema concreto que o próprio título denuncia: a importância da noção de Estilo na construção do Chiado de Siza. Nesse sentido, a investigação partiu de premissas, outras, que não as habituais teorias de intervenção no património, uma vez que estas nos pareciam entrar num campo de especialização da disciplina, a que não aderimos particularmente e que, inclusivamente, não pareciam interessar ao próprio autor do projecto.A História adquire na tese um valor documental que se constitui como pano de fundo para a construção de um ponto de vista sobre o Chiado (antes e depois de Siza).Este trabalho centra‑se, assim, no processo de criação, partindo de uma reflexão operativa de Goethe, a prósito da criação da obra de arte, que, transportada para o campo da arquitectura, nos permite pensar e interpretar a intervenção de Siza no contexto pombalino.A importância da noção de estilo, como se pode observar em José‑Augusto França, não é nova a propósito da compreensão do projecto do Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755, para a Baixa de Lisboa.O que esta tese propõe é alargar a simples noção de estilo a uma ideia mais vasta, como a proposta por Goethe em simples imitação, maneira e estilo, colocando‑a à prova no Chiado de SizaO "estilo pombalino", enquadrado na história dos estilos, e o Estilo, na acepção de Goethe (e de outros autores afins), constituem, aparentemente, duas vias distintas que, no projecto pombalino, e na interpretação que Siza faz dele, nos parecem convergir.A investigação que aqui propomos tenta dar resposta a esta problemática convocando a lição do Chiado de Siza, uma obra exemplar (no sentido de referência), onde o autor parece desenvolver esta mesma investigação através da prática projectual, ou seja, da arquitectura e seus problemas.
dc.description.abstractThis thesis is an interpretive study of Siza's intervention in Lisbon's Chiado district after the 1988 fire. It is developed in the field of design theory, through the formulation of a concrete problem outlined in the title itself: the importance of the notion of Style in the construction of Siza's Chiado. With this aim in mind, the research was based on premises other than those customarily applied in theories relating to interventions in the architectural heritage, since these appeared to lead to a field of specialisation in the discipline that the author did not particularly adhere to, and which was consequently of no immediate interest.In this thesis, History assumes a documentary value, serving as a backdrop for the formulation of a point of view about the Chiado area (before and after Siza).The work is therefore centred upon the process of creation, beginning with an operative reflection that Goethe made about the creation of a work of art, and which, when transposed to the field of architecture, enables us to think about and interpret Siza's intervention in the context of Pombal's Lisbon.As can be seen from the work of José‑Augusto França, the importance of the notion of style does not represent a new approach to understanding the Marquis of Pombal's project for Lisbon's central Baixa district after the earthquake.What this thesis does, however, propose is that we should expand the simple notion of style to encompass a much vaster idea, such as the one proposed by Goethe in a simple imitation of nature, manner and style, putting it to the test in relation to Siza's Chiado.The so‑called "Pombaline style", framed within the history of styles, and Style, in Goethe's (and other similar authors') acceptance of this term, apparently amount to two distinct paths that, in the Pombaline project, and in the interpretation that Siza makes of it, appear to converge with one another.The research that is proposed here seeks to respond to this problematics by invoking the lesson of Siza's Chiado, an exemplary work (in the sense of a benchmark), in which the author seems to develop this same research through the implementation of a design project, or, in other words, through the practice of architecture and its problems.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleChiado e Estilo. A importância da noção de Estilo na construção do Chiado de Siza
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid101354444
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplinePrograma de Doutoramento em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
Appears in Collections:FAUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
313325.pdfChiado e Estilo. A importância da noção de Estilo na construção do Chiado de Siza23.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.