Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/118015
Author(s): Raquel Patrícia Santos Sousa
Title: A (re)construção holística da identidade profissional no Estágio Profissional
Issue Date: 2018-10-29
Abstract: This internship report was elaborated under the scoop of the curriculum unit Professional Internship, inserted under the second-year curriculum for the master's degree in "Ensino de Educação Física e Secundária da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup). This report contains the process of adaptation and experiences obtained during the internship period at the Filipa de Vilhena high school.This internship report, together with the pedagogical practice are the two requirements to conclude and obtain the masters degree. It's important to remember that even though each requirement are individually evaluated, they cannot be done without each other due to their interdependent nature.This document is made up of 4 different core chapters: personal framework; professional framework; professional embodiment; professional development, research action project "The Influence of Hitt-O training: Filipa de Vilhena high school".The internship report disposes a reflexive process regarding the teaching journey, displaying the many experiences, knowledge acquired, difficulty and overcomes and results obtained. During the conception of this report there was a constant interconnection between the experiences had and the literature and pedagogical reflection.
Description: No âmbito da unidade curricular Estágio Profissional, inserida no 2º ano do 2ºciclo em Ensino de Educação Física e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), foi concebido este relatório de estágio. Este documento apresenta o processo de adaptação e experiências vivenciadas como Estudante Estagiária (EE) na Escola Secundária de Filipa de Vilhena.O relatório de Estágio como a prática pedagógica são 2 critérios para obtenção do grau Mestre, não obstante, estes critérios não podem ser dissociados, visto que este documento apresenta o processo de adaptação e experiências vivenciadas como Estudante Estagiária (EE) na Escola Secundária de Filipa de Vilhena, com um núcleo de Estágio de 3 elementos, supervisionado pela Orientadora de Estágio da FADEUP e pelo Professor Cooperante da Escola.O presente documento é composto por 4 capítulos centrais: Enquadramento Pessoal, no qual se encontra a minha identificação pessoal e expetativas iniciais ao estágio profissional; Enquadramento da Prática Profissional, onde está presente a caraterização do contexto da prática profissional, assim como, a minha perceção acerca do estágio profissional; Realização da Prática Profissional, no qual engloba toda a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação do processo de ensino e; Desenvolvimento Profissional, projeto de investigação-Ação intitulado como "A influência do Treino HIIT-O caso da Filipa de Vilhena".O relatório de Estágio assenta num processo reflexivo relativamente ao percurso pela docência, referindo aprendizagens alcançadas, experiências vivenciadas, dificuldades e superações, ilações e resultados obtidos. Assim sendo, na conceção deste documento, procurei interligar a literatura e as perceções procedentes da reflexão da prática pedagógica.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202184986
URI: https://hdl.handle.net/10216/118015
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
305024.pdfA (re)construção holística da identidade profissional no Estágio Profissional1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.