Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/117399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntunes, Ana Pereira
dc.creatorMorais, Maria de Fátima
dc.creatorMartins, Fernanda
dc.date.accessioned2022-09-10T00:51:42Z-
dc.date.available2022-09-10T00:51:42Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.issn1677-0471
dc.identifier.othersigarra:302383
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/117399-
dc.descriptionEste estudo teve como objetivo adaptar e validar à população portuguesa um questionário de autorrelato para estudar alunos de mérito acadêmico, desenvolvido, originalmente, por investigadores holandeses, designado na versão portuguesa por Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Acadêmico. Participaram 1366 alunos (771 mulheres e 597 homens) do 1º ciclo do ensino superior português de cursos pertencentes a três áreas do conhecimento: Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Humanidades. A análise fatorial exploratória apontou para uma estrutura com seis fatores relacionados com as dimensões: Cognitivo-Criativa; Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural. Os índices de fidelidade (alfa de Cronbach) para cada uma dessas dimensões revelam-se adequados. Os resultados são discutidos e são apresentadas linhas orientadoras para estudos futuros.
dc.description.abstractThis study aimed to adapt and validate a self-report questionnaire to study students of academic merit for a Portuguese population. The Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance was originally developed by Dutch researchers. The sample consisted of 1,366 students (771 women, 597 men) in their first semester of their higher education in Portugal, belonging to three areas of study: Science and Technology, Social and Human Sciences, and Arts and Humanities. Exploratory factor analysis pointed to a six-factor structure related to the dimensions: Cognitive-Creative, Motivation and Learning Strategies, Persistence, Social Interaction, Search for Excellence, and Cultural Interest. Fidelity indexes (Cronbach's alpha) for each of these dimensions are adequate. The results are discussed and guidelines are presented for future studies.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências Sociais
dc.subjectSocial sciences
dc.titleInventário de caraterísticas psicológicas associadas ao desempenho académico: validação em alunos universitários
dc.typeArtigo em Revista Científica Internacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
dc.identifier.doi10.15689/ap.2017.1604.12569
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
302383.pdf175.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.