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Author(s): Joana Maria Marques do Vale
Title: A Forma do Mobiliário dos Espaços de Aprendizagem e a Arquitetura Escolar - Interação e Relação com as Aprendizagens
Issue Date: 2018-10-30
Abstract: FIRST CHAPTER - THE REINTERPRETATIONNuclear subjects of social and political context were analyzed, such asthe educative reforms since the introduction of the open area schools (P3),from 1965, and was built a relationship with the reality of today's school,based on the adaptation of international pedagogical models, which followthe free schools model.The chapter was finalized reinterpreting the new approaches ofarchitectonic project and the new approaches of learning space furniture, andwas done a research on the featured assessment tools.SECOND CHAPTER - THE VERIFICATIONAnalyzing the habits of the students on the learning space as arelationship and not as an influence allowed, to understand that therelationship stablished here, between architecture and design had origin fromshape.The physical and measurable space affect the project development, asan architectural project. Which in turn allows to establish the physical contactwith the habitant, in this case the school community. By using the learningspace, the school community creates an interaction which is stablish betweenthe utilization of the school furniture and the physical space.Being this relationship acknowledged, one can say that the space isrelated with the architecture, such as the habits of students ar e related withthe school community, and the school furniture is related with the design.Briefly, these thematic gave rise to 3 fundamental pillars: the shape of thefurniture, the learning space and pedagogies.But how can one justify the growing emergence of innovative learningenvironments in other countries in the last few decades?The answer consists of considering that different educational modelshave been implemented.THIRD CHAPTER - THE RESULTSIn this chapter the observation took place. For this , it was essential tolay down criteria, in order to select the case examples and case studies. In afirst stage, several programs and initiatives that had been promoted byeducative reforms were analyzed.In a second stage, the projects with the learning space furnituresuitable for the educative model (active) were selected, projects which wouldoffer diverse and pedagogical learning spaces.As for the educational stage, the second cycle and the third cycle (orequivalent) were kept, as originally planned, due to their own complexity,related to the student's age range and related to subject plurality. Besides,the way these interact and combine to humanize and improve the space wasalso a factor taken into account. Exceptionally, more educational project swere selected due to their teaching and learning space particularities, from akindergarten to a first cycle school, which allowed to do a comparativeanalysis.The functionality of the learning environments was studied thoroughlyand made possible to set a final framework.The results observation and analysis were a defining step to the realcomprehension of both design and architectural needs.
Description: PRIMEIRO CAPÍTULO - A REINTERPRETAÇÃOAnalisaram-se conteúdos nucleares de contexto político e social, comoas reformas educativas desde a introdução das escolas de áreas aberta (P3), apartir de 1965, e construiu-se uma relação com a realidade da escola de hoje,tendo por base a adaptação de modelos pedagógicos internacionais, queseguem o modelo das escolas livres. Finalizou-se o capítulo reinterpretandoas novas abordagens de projeto de Arquitetura e de mobiliário do espaço deaprendizagem e elaborou-se o levantamento de ferramentas de avaliaçãoexistentes.SEGUNDO CAPÍTULO - A VERIFICAÇÃOAo analisar os modos de uso do espaço de aprendizagem, enquantorelação e não enquanto influência, percebeu-se que a relação entre arquiteturae design aqui estabelecida tinha origem na forma.O espaço enquanto físico e mensurável , influência o desenvolvimentodo projeto, enquanto projeto de arquitetura. Que por sua vez permiteestabelecer o contato também ele físico com o habitante, neste caso acomunidade escolar. A comunidade escolar ao usar o espaço de aprendizagemcria uma interação que é estabelecida entre a utilização do mobili ário escolare o espaço físico.Assumida esta relação, pode afirmar-se que o espaço está relacionadocom a arquitetura, como os modos de uso estão relacionados com acomunidade escolar, e o mobiliário escolar relacionado com o design.Sucintamente, estas temáticas deram origem a 3 pilares fundamentais: a formado mobiliário, o espaço de aprendizagem e as pedagogias.Mas como se justifica o crescente aparecimento de ambientes deaprendizagem inovadores em outros países nas últimas décadas?A resposta passa por considerar que diferentes modelos educativosforam sendo implementados.TERCEIRO CAPÍTULO - OS RESULTADOSNeste capítulo foi realizada a observação. Para isso foi essencial definircritérios, de modo a selecionar os casos exemplos e os casos de estudo. Numaprimeira fase analisaram-se vários programas e iniciativas que tinham sidopromovidos por reformas educativas.Numa segunda fase foram selecionados os projetos com mobiliário doespaço de aprendizagem adequado ao modelo ensino (ativo), que oferecessemsoluções de espaços de aprendizagem diversificados e pedagógicos.Quanto ao nível de ensino manteve-se o que tinha sido inicialmenteprevisto, o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico (ou equivalente), pela suacomplexidade muito própria, relacionada com a faixa etária dos alunos e pelapluralidade das disciplinas. Além disso, a maneira como estas se conjugam einteragem para humanizar e melhorar o espaço também foram característicastidas em conta. Excecionalmente, devido às suas especificidades de ensino ede espaço de aprendizagem revelou-se importante selecionar mais projetoseducativos, desde um jardim-escola a uma escola básica de 1º ciclo, o quepermitiu realizar uma análise comparativa.A funcionalidade destes ambientes de aprendizagem foi abordada comalgum destaque e possibilitou estabelecer um enquadramento final .A observação e a análise de resultados foram passos determinantes paraa compreensão real das necessidades, não só ao nível do design, mas tambémda arquitetura.QUARTO CAPÍTULO - AS RECOMENDAÇÕESO desafio de identificar conceitos formais de mobiliário do espaço deaprendizagem, ajustado às novas necessidades destes espaços de aprendizagempermitiu perceber que a evolução de práticas de ensino centradas no professorpara um ensino mais centrado no aluno requer do mobiliário e do espaço deaprendizagem uma maior versatilidade.CONSIDERAÇÕES FINAISComo resultado, as ferramentas de análise deste estudo conseguiramprovar que, dependendo da seleção da forma do seu mobiliário, podem sergerados ambientes de aprendizagens mais dinâmicos e comunicativos. Alémdo mais, nos casos onde a forma do mobiliário está ajustada às necessidadesdo quotidiano da escola, há um maior estímulo à liberdade e à flexibilidadede configurações, permitindo a rápida criação de ambientes de aprendizagemmultifacetados e motivadores.
Subject: Artes
Arts
Scientific areas: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
URI: http://hdl.handle.net/10216/117162
Document Type: Tese
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FAUP - Tese

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