Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Luísa Araújo Gonçalves
dc.date.accessioned2022-09-06T19:09:22Z-
dc.date.available2022-09-06T19:09:22Z-
dc.date.issued2018-10-30
dc.date.submitted2018-11-15
dc.identifier.othersigarra:297590
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/116672-
dc.descriptionEste documento é o culminar de uma etapa, e por este motivo a primeira grande frase que se pode ler é: "quanto ao futuro, não se trata de prevê-lo, mas de torná-lo possível", porque depois da realização do meu Estágio Profissional e do Relatório de Estágio, chegou o momento de encerrar esta etapa, e procurar e responder a novos desafios na profissão que eu escolhi. A redação deste documento permitiu-me refletir, analisar e reviver, através das palavras, todo o meu caminho até aqui, reconhecendo a importância das aprendizagens teóricas adquiridas na minha formação, e que confrontei durante este ano letivo, enquanto professora estagiária numa escola da cidade do Porto. Será um relato sobre as dificuldades, desafios e as vivências únicas e diárias, que ocorreram dentro e fora do espaço de aula, com todos os elementos do meio escolar, permitindo-me assim apreender o processo de transformação pessoal, bem como da construção daquela que poderá ser a minha identidade profissional. O documento está organizado em seis grandes capítulos: o primeiro é a Introdução; o segundo, debruça-se sobre o enquadramento e dimensão pessoal; no terceiro, descrevo o enquadramento institucional; no quarto, descrevo o enquadramento operacional, estando este subdivido em três áreas, organização e gestão do ensino e da aprendizagem, participação na escola e relação com a comunidade, e desenvolvimento profissional; no quinto capítulo, apresento o estudo que realizei, no âmbito da educação física inclusiva, onde procurei conhecer a opinião dos professores sobre a educação física e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais; no sexto e último capítulo, despeço-me através de uma carta, que encerra um ciclo e apresenta as minhas intenções para o futuro que quero tornar possível
dc.description.abstractThis document is the culmination of a phase, and for this reason the first phrase that can be read is: "As for the future, it is not about predicting it, but about making it possible", because, after the conclusion of my Professional Internship and the Internship Report, it is time to close this stage, and seek and respond to new challenges in the job I have chosen. The writing of this document allowed me to reflect, analyze and relive, through words, on my journey to this point, recognizing the importance of the theoretical learning acquired in my training, which I utilized this school year, as a trainee teacher in a city school of Porto. This will be an account of the unique and daily difficulties, challenges and experiences that occurred inside and outside the classroom, with all the elements of the school environment, allowing me to learn the process of personal transformation, as well as building what may become my professional identity. The document is organized into six major chapters: the first is Introduction; the second focuses on the personal dimension and framework; in the third, I will describe the institutional framework; in the fourth, I'll describe the operational framework, being subdivided into three areas, organization , management of teaching and learning, participation in school and community relations, and professional development; in the fifth chapter, I present the study I carried out in the context of inclusive physical education, where I tried to understand the opinion of teachers about physical education and the inclusion of students with special educational needs; in the sixth and final chapter i conclude through a letter that demonstrates a full cycle and presents my intentions and future plans. Keywords:
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleRelatório de Estágio Profissional "Quanto ao futuro, não se trata de prevê-lo, mas de torná-lo possível"
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid202175642
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
297590.pdfRelatório de Estágio Profissional "Quanto ao futuro, não se trata de prevê-lo, mas de torná-lo possível"962.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.