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dc.creatorAlves, Jorge Fernandes
dc.creatorPacheco, Elsa
dc.date.accessioned2022-09-10T21:40:39Z-
dc.date.available2022-09-10T21:40:39Z-
dc.date.issued2018
dc.identifier.issn0871-164X
dc.identifier.othersigarra:274944
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/113293-
dc.descriptionO presente artigo explora o uso dos conceitos de tempo, espaço e suas afinidades num texto histórico sobre o caminho de ferro em Portugal. Trata-se do primeiro relatório sobre a rede ferroviária em funcionamento (1858), que revela as posições de João Crisóstomo de Abreu e Sousa - engenheiro, militar e político (1811-1895) - relativamente à economia de tempo e ao papel reorganizador do caminho de ferro sobre o mercado, o território e a civilização.
dc.description.abstractThis article explores the use of the concepts of time, space and their affinities in a historical text about the railway in Portugal. This is the first report on the railway network in operation (1858), which reveals the positions of João Crisóstomo de Abreu e Sousa - engineer, military and politician (1811-1895) - regarding time savings and the reorganizing role of the railroad on the market, territory and civilization.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistória
dc.subjectHistory
dc.titleTempo histórico, espacialidade e aceleração: João Crisóstomo e o caminho de ferro (1858)
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
dc.identifier.doi10.21747/0871164X/hist8a5
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional

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