Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/113225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Elsa
dc.date.accessioned2022-09-07T04:11:02Z-
dc.date.available2022-09-07T04:11:02Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.issn2253-9042
dc.identifier.othersigarra:274666
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/113225-
dc.descriptionEste trabalho relata uma experiência didática de Geografia no âmbito do ensino superior. Parte-se do cruzamento de duas obras literárias uma de Eça de Queirós, de 1901, e outra de Alves Redol, de 1946 -, que versam o mesmo território (Baião), com o objetivo de ensaiar metodologias de ensino da Geografia a partir da Literatura. Esta experiência didática materializa-se na leitura das obras de Eça e Redol, na pesquisa de documentação histórica e geográfica de suporte à análise da dinâmica de transportes e em trabalho de campo, aqui através da identificação, in loco, das paisagens alusivas aos transportes referidas naquelas obras literárias. Concluiu-se que, além de constituir um incentivo à leitura de grandes autores portugueses, a utilização de informação literária que descreve lugares em períodos diferentes constitui, por comparação com um terceiro momento o atual, matéria da maior importância para a compreensão da dinâmica de alteração dos territórios, até porque introduz maior realismo e interesse quer na leitura daqueles romances, quer na compreensão da evolução dos modos de transportes e das paisagens.
dc.description.abstractThis work reports a didactic experience of Geography in the scope of higher education. It is part of the intersection of two literary works - one was wrote by Eça de Queirós, in 1901, and another was wrote by Alves Redol, in 1946 -, which are related to the same territory (Baião), with the aim to test methodologies of teaching Geography from Literature sources. This didactic experience materialized in the reading of the works of Eça and Redol, in the research of historical and geographic documentation of support to the analysis of the transport dynamics and in fieldwork. In the field, through the identification, in loco, of the landscapes alluding to the mentioned transport in those literary works As a result, besides to being an incentive to the reading of great portuguese authors, the use of literary information that describes places in different periods constitutes, by comparison with a third moment - the present, subject of great importance for understanding the dynamics of alteration territories alteration, even because it introduces more realism and interest both in reading those novels, either in understanding the evolution of modes of transport and landscapes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeografia
dc.subjectGeography
dc.titleEnsino de Geografia e Literatura: os transportes em Baião a partir de Eça e Redol
dc.typeArtigo em Revista Científica Internacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
274666.pdf909.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.