Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/111743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Márcia Filipa da Silva Almeida | |
dc.date.accessioned | 2022-09-10T18:45:30Z | - |
dc.date.available | 2022-09-10T18:45:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-03 | |
dc.date.submitted | 2018-04-26 | |
dc.identifier.other | sigarra:263103 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/111743 | - |
dc.description | O Estágio Profissional assume-se como o último patamar da formação inicial. Revela ser um ano fundamental no percurso académico de futuros docentes, uma vez que são usados os conhecimentos académicos previamente adquiridos, em contexto real de prática pedagógica. Ao longo do ano o estudante-estagiário é confrontado com as suas expectativas e diversos desafios que vão certamente por à prova as suas convicções acerca do ensino. A reflexão realizada em torno da ação pedagógica e das temáticas inerentes à prática, vão ser decisivos na construção da identidade docente e desenvolvimento de competências profissionais. Este documento retrata o meu percurso enquanto estudante- estagiária e as dificuldades encontradas, bem como o processo de reflexão e tomada de decisões relativas ao ensino. O relatório está organizado em seis capítulos: o primeiro, designado por "Introdução", contextualiza o documento; o segundo, "Enquadramento Pessoal", onde constam as motivações que me levaram a escolher esta profissão e expectativas iniciais relativas ao ano de Estágio Profissional; o terceiro capítulo, "Enquadramento Institucional", caracteriza o contexto onde se concretizou o Estágio Profissional; o "Enquadramento Operacional" é o quarto capítulo e está dividido em três áreas (a "Área 1 - Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem" reflete acerca da conceção e planeamento do ensino a vários níveis, a "Área 2 - Participação na Escola e Relações com a Comunidade" descreve as atividades extracurriculares nas quais me envolvi ao longo do ano letivo e, a "Área 3 - Desenvolvimento Profissional" onde constam momentos que contribuíram para a minha formação); o capítulo cinco apresenta o "Estudo de Investigação" alusivo às questões do clima motivacional nas aulas de educação Física; por fim, o sexto capítulo contém uma reflexão final acerca do ano de Estágio Profissional. | |
dc.description.abstract | The practicum is assumed as the last level of initial training. It proves to be a fundamental year in the academic career of future teachers, since the academic knowledge previously acquired is applied, in a real context of pedagogical practice. Throughout the year the student-trainee is confronted with expectations and various challenges that will certainly test beliefs about teaching. The reflection about the pedagogical action and the themes inherent to the practice will be decisive in the construction of the teaching identity and the development of professional competences. This document portrays my trajectory as a student-trainee and the difficulties encountered, as well as the process of reflection and decision-making regarding teaching. The report is organized into six chapters: the first, called "Introduction", contextualizes the document; the second, "Personal Framing", includes my motivations that led me to choose this profession and initial expectations regarding the Professional Internship year; the third chapter, "Institutional Framework", characterizes the context in which the Professional Internship took place; the "Operational Framework" is the fourth chapter and is divided into three areas ("Area 1 - Organization and Management of Teaching and Learning", reflects on the design and planning of multilevel education, "Area 2 - Participation in School and Relations with the Community", describes the extracurricular activities in which I have been involved during the school year, and " Area 3 - Professional Development ", which includes moments that contributed to my training); Chapter Five presents the "Research Study" allusive to the issues of the motivational climate in physical education classes; Finally, the sixth chapter contains a final reflection on the Professional Internship year. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional "Da Idealização à Realização: Concretização de um Sonho em Contexto Real da Prática Pedagógica" | |
dc.type | Relatório de Estágio | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Desporto | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Desporto | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FADEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
263103.pdf | Relatório de Estágio Profissional "Da Idealização à Realização: Concretização de um Sonho em Contexto Real da Prática Pedagógica" | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.