Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110483
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dc.creatorFardilha, Luís de Sá
dc.date.accessioned2022-09-09T01:23:46Z-
dc.date.available2022-09-09T01:23:46Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.issn0873-1233
dc.identifier.othersigarra:248405
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/110483-
dc.descriptionFrei Heitor Pinto elaborou e fez publicar a sua Imagem da vida cristã quando o controlo da leitura e a censura sobre as obras impressas se acentuavam, na sequência das decisões tomadas pelo Concílio de Trento. Em 1559, quatro anos antes da edição princeps da Primeira Parte, o bispo de Coimbra D. João Soares fizera imprimir o Index auctorum et librorum do Papa Paulo IV, um claro sinal de endurecimento contra leituras e autores considerados susceptíveis de corromper a sã ortodoxia católica. Neste contexto, as palavras em que o autor renuncia a qualquer originalidade no seu texto poderão facilmente ser entendidas tanto como uma afirmação de fidelidade à doutrina aprovada da Sagrada Escritura e dos excelentes autores que cita, quanto como uma prevenção contra eventuais acusações de desvios forçosamente condenáveis. No entanto, se enquadrarmos o uso recorrente à citação praticada nas suas mais diversas formas nas raízes mais profundas da espiritualidade que a obra reflecte, torna-se possível defender que a opção pelo discurso de outros feita pelo frade jerónimo não é mais do que uma representação retórica do rebaixamento individual imposto pelo ideal de humildade radical que persegue. Esta será, assim, a função retórica que a citação quase obsessiva desempenha numa obra em que o contemptus mundi constitui um elemento nuclear do ideal de vida cristã que o autor propõe.
dc.description.abstractFriar Heitor Pinto elaborated and had published his Imagem da vida cristã when the control of the reading and the censorship on the printed works were accentuated, following the decisions taken by the Council of Trent. In 1559, four years before the first edition of the First Part, the Bishop of Coimbra D. João Soares ordered the printing of the Index auctorum et librorum by Pope Paul IV, a clear sign of hardening against readings and authors considered appealable to corrupt the sound Catholic orthodoxy. In this context, the words in which the author renounces any originality in his text can easily be understood as both an affirmation of fidelity to the approved doctrine of Sacred Scripture and the excellent authors he quotes, as well as a prevention against possible charges of forcible recklessness. However, if we frame the recurrent use of the quotation - practiced in its most diverse forms - in the deeper roots of the spirituality that the work reflects, it becomes possible to argue that the option for the discourse of others by the Jerome friar is no more than a rhetorical representation of the individual demotion imposed by the ideal of radical humility that persecutes. This will be the rhetorical function that the almost obsessive quotation plays in a work in which the contemptus mundi is a core element of the ideal of Christian life that the author proposes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHumanidades
dc.subjectHumanities
dc.titleA retórica da citação na Imagem da Vida Cristã, de Frei Heitor Pinto
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Letras
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional

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