Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110237
Author(s): Joana Susete Oliveira Lima Lopes
Title: Desenvolvimento de Prótese Transtibial Sustentável - Aplicação de tecnologias apropriadas
Issue Date: 2017-10-20
Description: A ausência de um membro ou parte deste requer a utilização de um dispositivo protésico, de forma a melhorar a qualidade de vida do amputado e reinseri-lo na sociedade. Atualmente os avanços tecnológicos permitem o desenvolvimento de materiais mais sofisticados, com características e propriedades excecionais compósitos de fibras sintéticos e polímeros de alto rendimento. Estes materiais são aplicados em grande escala na indústria protésica, para a produção de componentes das próteses, como o caso do encaixe, o elemento mais importante e que requer maior atenção no processo de confeção. Contudo, o uso excessivo destes materiais acarreta problemas ambientais e socioecónomicos graves. Perante este cenário tão alarmante, é de extrema relevância o estudo de alternativas sustentáveis e acessíveis à população em geral. As tecnologias apropriadas preconizam a utilização dos recursos naturais em prol da comunidade e respeitando as regras de sustentabilidade. Nesse sentido, vão ser estudadas as propriedades de algumas fibras naturais (juta, algodão, sisal e linho), da grude (amido, sacarose, ácido acético) e a sua combinação, formando um compósito verde. Pretendendo-se aplicar esse compósito na confeção de encaixes de próteses transtibiais.
Subject: Engenharia médica
Medical engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia médica
Engineering and technology::Medical engineering
TID identifier: 201798751
URI: https://hdl.handle.net/10216/110237
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
227722.1.pdf
  Restricted Access
Desenvolvimento de Prótese Transtibial Sustentável Aplicação de tecnologia apropriada4.07 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)
227722.pdf
  Restricted Access
Desenvolvimento de Prótese Transtibial Sustentável Aplicação de tecnologia apropriada3.91 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)
227722.2.pdfDesenvolvimento de Prótese Transtibial Sustentável - Aplicação de tecnologias apropriadas4.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.