Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110025
Author(s): Rita Daniela Moreira da Cruz Gil Mata
Title: O trabalho futuro, prisma multifacetado de leituras do real: contributos da psicologia ergonómica para a atividade dos concetores do trabalho humano
Issue Date: 2017-11-17
Description: Nesta investigação, partimos de preocupações ao nível da prevenção de riscos e melhoria decondições de trabalho e orientamo-nos para o estudo particular da atividade de conceção.Consideramos que esta atividade integra simultaneamente vários fatores e é nestaarticulação que se consubstancia o papel fundamental que pode ter ao nível da prevenção.Situando-nos teoricamente na tradição da Psicologia Ergonómica, tentámos conhecer aspráticas efetivas dos profissionais da Engenharia, quando envolvidos em processos deconceção no âmbito de equipas multidisciplinares. Para este fim, foi criado um instrumentode recolha de informação, gradualmente construído em contexto de entrevista semi-diretiva- o Projetográfico, que permitiu chegar a novas leituras sobre os projetos de conceção. Nosestudos de caso acompanhados, salientou-se a importância da partilha, entre os profissionaisda equipa de conceção, de representações mais relevantes e adequadas sobre o trabalhofuturo. O acesso ao terreno para observação da atividade real, quando realizado emsimultâneo pelos profissionais com diferentes funções e áreas de formação, parece ser umaestratégia eficaz para favorecer esta melhor consideração das necessidades dos trabalhadoresna atividade a conceber. A evidência demonstra que esta partilha promove também adinâmica da equipa de conceção e a integração dos variados saberes, com uma outra tomadade consciência do ponto de vista do outro. A atividade do engenheiro enquanto concetorenvolve, assim, uma importante dimensão relacional, nomeadamente ao nível da articulaçãode perspetivas entre os diferentes profissionais da equipa. Esta tarefa coloca ao engenheirodesafios que exigem competências adicionais - que, analisado o contexto do ensino superiorportuguês, nem sempre parecem ser veiculadas na formação inicial destes profissionais.Reflete-se, assim, sobre um possível enriquecimento dos conteúdos formativos, sobretudoatravés de utilização de metodologias específicas que integrem novos espaços de debate e dereflexão, nomeadamente pela análise de casos concretos, no seio de um coletivo que podeainda incluir profissionais com diferentes níveis de experiência.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 101261721
URI: https://hdl.handle.net/10216/110025
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
241503.pdfO trabalho futuro, prisma multifacetado de leituras do real: contributos da psicologia ergonómica para a atividade dos concetores do trabalho humano5.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.