Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMafalda Sofia Coelho Ribeiro
dc.date.accessioned2019-02-02T20:29:04Z-
dc.date.available2019-02-02T20:29:04Z-
dc.date.issued2017-11-15
dc.date.submitted2017-11-17
dc.identifier.othersigarra:226243
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/108403-
dc.descriptionO Movement Assessment Battery for Children (MABC) parece ser um dos instrumentos mais usados para a avaliação da coordenação motora em crianças, permitindo a identificação de transtornos de coordenação do desenvolvimento. Foram encontradas diferenças no desempenho motor entre géneros com a utilização de diversos instrumentos. O nosso estudo teve como objetivo rever sistematicamente as diferenças no desempenho motor entre géneros em estudos onde apenas foi usado o MABC. Cinco bases de dados foram sistematicamente investigadas e apenas só foram incluídos estudos se o teste MABC fosse um objetivo central e o género um fator ponderado. Cinco autores de forma independente avaliaram a elegibilidade dos estudos. Uma revisão sistemática em bases de dados e listas de referências eletrónicas identificou dezanove estudos revistos que atendem aos critérios de inclusão. Os resultados revelaram que as diferenças de género no desempenho foram consistentes em todos os estudos, uma vez que os meninos tiveram mais sucesso e facilidade nas atividades envolvendo habilidades motoras grossas, e as meninas realizaram melhores atividades envolvendo habilidades motorasfinas. As diferenças de equilíbrio não foram conclusivas uma vez que os resultados desse parâmetro foram mistos. As publicações futuras beneficiarão de evidências sobre a forma das distribuições de género no limite crítico e inferior do desempenho motor.
dc.description.abstractThe Movement Assessment Battery for Children (MABC) seems to be one of the most used instruments for the evaluation of motor coordination in children, allowing the identification of development coordination disorders. Differences in motor performance between genders were found with the use of several instruments. Our study aimed to systematically review differences in motorperformance between genders in studies where only MABC was used. Five databases were systematically investigated and only studies were included if the MABC test was a central objective and the gender a weighted factor. Five authors independently assessed the eligibility of the studies. A systematic review of databases and electronic reference lists has identified nineteen revised studies that meet the inclusion criteria. The results revealed that gender differences in performance were consistent in all studies, since boys were more successful and easier in activities involving gross motor skills, and girlsperformed better activities involving fine motor skills. The differences in equilibrium were not conclusive since the results of this parameter were mixed. Future publications will benefit from evidence on the form of gender distributions at the critical and lower limit of motor performance.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOutras ciências sociais
dc.subjectOther social sciences
dc.titleDesempenho no teste MABC: uma revisão sistemática sobre questões de género
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid201879999
dc.subject.fosCiências sociais::Outras ciências sociais
dc.subject.fosSocial sciences::Other social sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Atividade Física Adaptada
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
226243.pdfDesempenho no teste MABC: uma revisão sistemática sobre questões de género1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.