Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/107700
Author(s): João Jorge Gândara Mendes Pereira
Title: Construção de um modelo de observação e análise do jogo de Futebol baseado na visão de intervenientes profissionais em diferentes contextos de elite.
Issue Date: 2017-10-11
Abstract: In Football, observation and match analysis are core areas in the coach daily basis. Thus, the use of this area allows to improve the performance of teams' and players', either in a high performance context or in a training context. This work aims to contribute, fundamentally, to the development of observation and match analysis, lacking objective models.This was accomplished through an internship held in the Training Department of Futebol Clube do Porto. This was combined with the simultaneous intervention in the Observation and Analysis Department, more concretely at U-16, playing the roles of assistant trainer and observer/analyst. In parallel, interviews were made to the Soccer actors with different functions, regarding the creation of a tool, that allows the analysts to improve their practice, as well as for the assistant coaches, while scouting the opponent team. The collected information, the literature review, the interview content, our personal reflections and all the practical experience acquired, allow us to conclude that: 1 - The presence of an observation department and analysis is fundamental in a club for the improvement of the acting of a team or a process, either in formation or in high competition; 2- This observation department and analysis should be a department with a good structure and functionality, which all the intervenient must be aligned; 3 - The analyst's presence in a technical team is fundamental; 4 - The gathering of information in the observation process and analysis from the own team and from the opponent team is essential in the process of enhancement of the team; 5 - The impact of the information collected on the opponent can assume a preponderant role in training settings, namely in the preparation for the match, providing to the coach the possibility to act at the strategic-tactical level, in several game situation.
Description: No Futebol, a observação e a análise do jogo constitui-se cada vez mais como um pilar preponderante no processo de intervenção, no dia-a-dia de um treinador. Assim, o recurso a esta área permite melhorar a qualidade da prestação desportiva da equipa e dos jogadores, quer em contextos de alto rendimento quer em ambientes de formação.O presente trabalho visa contribuir, fundamentalmente, para o desenvolvimento da área de observação e análise de jogo, carente de modelos objetivos. Tal foi consumado através de um estágio profissionalizante realizado no Departamento de Formação do Futebol Clube do Porto. Este foi conjugado com a intervenção simultânea no Departamento de Observação e Análise, mais concretamente no escalão de sub-16 e com o desempenho de funções como treinador-adjunto e observador/analista, permitindo assim intervir sob todo o processo de treino e de observação e análise de jogo do respetivo escalão. Neste âmbito, foramrealizadas entrevistas a intervenientes do Futebol com funções distintas, visando com isto a criação de uma ferramenta, que permita aos analistas tornar a sua prática mais eficiente e eficaz, assim como para os treinadores (adjuntos), no momento de analisar uma equipa adversária, de prescrever analisando a dimensão estratégica do jogo e de modelar o processo de treino e de jogo.Perante toda a informação recolhida, quer da literatura, das entrevistas realizadas, de reflexões pessoais e da experiência prática adquirida, foi possível concluir que: (1) A presença de um departamento de observação e análise é fundamental num clube, para promover a melhoria do desempenho de uma equipa ou de um processo, quer na formação quer no alto rendimento; (2) Estedepartamento de observação e análise deve ser um departamento com uma boa estrutura e funcionalidade em que todos os intervenientes devem estar alinhados; (3) A presença de um analista numa equipa técnica é fundamental; (4) A recolha de informação no processo de observação e análise da própria equipa e da equipa adversária é fundamental no processo de melhoria da equipa; (5) O impacto das informações ecolhidas a propósito do adversário podem assumir, no treino, um papel preponderante na preparação para o jogo, proporcionando ao treinador a possibilidade de atuar ao nível estratégico-tático, em determinadas situações de jogo.
Subject: Outras ciências sociais
Other social sciences
Call Number: 218684
URI: http://hdl.handle.net/10216/107700
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
218684.pdfConstrução de um modelo de observação e análise do jogo de Futebol baseado na visão de intervenientes profissionais em diferentes contextos de elite.9.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.