Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/107373
Author(s): Cosmin Ionut Nada
Title: There is no such thing as a "typical" student: a narrative approach to the experience of migrant students in Portugal
Issue Date: 2017-09-29
Description: O principal objetivo desta tese centra-se na exploração e interpretação qualitativa, na suacomplexidade e diversidade, das experiências (de aprendizagem) de estudantes estrangeiros/asem Portugal. Ciente de que as suas experiências podem conter uma panóplia de diferentesaspetos, esta investigação está centrada em três dimensões específicas.Primeiro, as experiências de estudantes migrantes será abordada na sua ligação com ofenómeno da migração internacional, o que permite a exploração empírica das suas experiências,não apenas em relação ao estatuto estudantil (em contextos universitários), mas também emrelação ao estatuto migratório (no ambiente sociocultural em que estão inseridos).Segundo, esta tese está centrada nas consequências da migração estudantil, especialmente emtermos de aprendizagem multicultural, procurando compreender se e como a experiência damigração poderá aumentar a aprendizagem. Ou seja, o foco não reside nas aprendizagensacadémicas mas na aprendizagem decorrente da própria experiência de viver num país diferente.Terceiro, em linha com a teoria da aprendizagem transformadora, esta investigação procuracompreender se as aprendizagens experienciadas por estudantes migrantes durante a migraçãoforam transformadoras, e como essas transformações se desenvolveram ao longo do tempo.Procurando alcançar uma compreensão profunda das suas experiências migratórias, umaabordagem biográfico-narrativa foi utilizada e doze narrativas foram construídas e analisadasinterpretativamente. Os resultados aqui apresentados resultam de uma base empírica sólida,que totalizou 12 participantes e 41 sessões biográficas. A estratégia interpretativa foi guiadapelas assunções da análise narrativa, focada na singularidade de cada relato migratório. Depoisde compreender cada narrativa individualmente, foi realizada uma análise interpretativa detodas as narrativas e alguns temas relevantes foram selecionados para discussão.Os resultados indicam que a migração e a aprendizagem estão intrinsecamente ligadas. Osparticipantes apresentam uma perceção positiva sobre as aprendizagens decorrentes das suasestadias internacionais, sugerindo que a experiência de viver num país diferente proporciona amigrantes numerosas oportunidades de aprendizagem. Os/as estudantes aparentaram estarenvolvidos/as em processos de aprendizagem transformadora, indicando que a migração podepromover mudanças significativas na forma em que estudantes migrantes fazem sentido domundo e das suas trajetórias biográficas. Relativamente ao fenómeno da migração estudantil,os resultados dão conta de uma diversidade excecional de experiências, sugerindo que não háum perfil de aluno 'tipo', especialmente se a investigação recorre a instrumentos metodológicoscapazes de dar conta da complexidade deste fenómeno. Com base nestes resultados, tambémsão fornecidas algumas recomendações para as universidades portuguesas, relativamente àsestratégias dirigidas à crescente diversidade dos seus corpos estudantis.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101436319
URI: https://hdl.handle.net/10216/107373
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
212762.pdfThere is no such thing as a "typical" student: a narrative approach to the experience of migrant students in Portugal3.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.