Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/106959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSara Sofia Correia Gomes
dc.date.accessioned2022-09-10T18:45:18Z-
dc.date.available2022-09-10T18:45:18Z-
dc.date.issued2017-07-13
dc.date.submitted2017-09-21
dc.identifier.othersigarra:209341
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/106959-
dc.descriptionA essência do pátio tem transcendido o tempo e os programas a que tem sido relacionado. Embora inicialmente associado aos usos domésticos da casa-pátio, o pátio tem permanecido, ao longo do tempo, um elemento estruturante e agregador dos espaços que lhe são subjacentes, conseguindo evoluir com a arquitetura e reinventarse, satisfazendo as necessidades que os novos temas vão gerando e fazendo com que a sua limitação o torne num lugar dotado de virtude, numa transversalidade de programas arquitetónicos. A utilização do pátio nos espaços destinados ao ensino surgiu da necessidade de transpor a sala de aula e de assumir o exterior como essencial para a qualidade do ensino, mas também por questões de salubridade, contrariando o paradigma das construções escolares e associando os processos construtivos à pedagogia, o que permitiu afirmar pertinência do espaço exterior no desenvolvimento intelectual e integrá-lo como parte dos espaços destinados ao ensino. O desenho do edifício escolar começou, assim, a acompanhar e a refletir a crescente complexidade dos conteúdos programáticos, tornando o pátio num espaço destinado à socialização, mas também à aprendizagem. É nos lycées franceses onde este se torna parte integrante da organização e do desenvolvimento do espaço escolar, e nos quais se basearam os primeiros liceus em Portugal, mas também as novas tipologias que foram surgindo posteriormente. À entrada do século XXI, a proliferação de várias escolas secundárias em condições deficientes e a necessidade de transformar os planos de ensino conduziu à necessidade de repensar o espaço escolar, reabilitando-o. O pátio surge, deste modo, como o elemento estruturante e agregador de novas soluções, afirmando-se na evolução e reinvenção do espaço escolar.
dc.description.abstractThe nature of the courtyard has trancended time and the programs that have been related to it. Although it was initially associated to the domestic use of the courtyard house, througout time, the courtyard has remained a structuring and aggregating element of the spaces that underlie it, managing to evolve with architecture and reinvent itself, satisfying the needs that the new themes generate and making its delimitation the reason why it is a place endowed with virtue, in a transversality of architectural programs. The use of the courtyard in study areas arose from the necessity to transpose the classroom and take the outside as essential for the quality of the teaching, but also for health reasons, contradicting the paradigm of school building and combining constructive processes with pedagogy, which allowed to ensure the relevance of outer space in the intelectual development and to integrate it as part of the spaces intended for teaching. Thus, the design of the school building began to accompany and reflect the growing complexity of the program content, transforming the courtyard into a place for socialization, but also for teaching. It is in the French lycées where the courtyard becomes an integral constituent of the organization and the development of the school space, and on which the first Portuguese lyceums were based on, but also the new typologies that have appeared later on. At the turn of the 21st century, the proliferation of several secondary schools in poor conditions and the need to transform the teaching plans led to the need to rethink the school space and rehabilitate it. Thereby, the courtyard appears as the structuring and aggregating elemento of the new solutions, affirming itself in the evolution and reinvention of the school space.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleO espaço pátio no edifício escolar. Evolução e reinvenção
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202379302
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
209341.pdfO espaço pátio no edifício escolar. Evolução e reinvenção9.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.