Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/106137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDaniel Lima Almeida
dc.date.accessioned2022-09-07T04:39:48Z-
dc.date.available2022-09-07T04:39:48Z-
dc.date.issued2015-11-04
dc.date.submitted2017-08-09
dc.identifier.othersigarra:203402
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/106137-
dc.descriptionAs tecnologias de desenho e fabricação digital oferecem-nos hoje um leque de novas possibilidades inconcebíveis aproximadamente há 30 anos atrás, quando o computador foi introduzido na prática da arquitetura. Desde a expansão das possibilidades geométricas, à exploração de soluções construtivas inovadoras e a possibilidade de trabalho em rede, as tecnologias digitais desafiam os processos e métodos tradicionais, presentes na área da construção há vários anos. Neste contexto, o crescente interesse na integração de ferramentas de desenho e manufaturação digital na arquitetura motivam um estudo e compreensão da relação entre os processos de projeto tradicionais e digitais, na prática arquitetónica. O pavilhão Serpentine Gallery 2005, da autoria dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, em colaboração com Cecil Balmond, da Arup, reflete o potencial de um processo de projeto que combina duas distintas abordagens ao projeto. De um lado a tradição, a consideração de "projeto" e a liberdade do desenho à mão livre e por outro a inovação tecnológica, a exploração formal e a eficiência construtiva. Sendo claro que as duas abordagens acentuaram uma visível separação entre fases do projeto, esta dissertação procura investigar o processo de projeto do pavilhão Serpentine 2005, desde a sua conceção à construção; com especial foco na compreensão do papel do arquiteto numa obra onde nenhum desenho técnico foi produzido. Para isso, e uma vez que se trata de uma obra pouco documentada e estudada, estabeleceu-se contacto com os gabinetes dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura com o objetivo de angariar e coletar informação original e essencial para a investigação. Como aprofundamento do estudo, esta dissertação apresenta uma investigação prática, inteiramente relacionada com o pavilhão Serpentine Gallery 2005, com o objetivo de analisar a possibilidade de uma maior relação de proximidade entre o arquiteto e a materialização da obra. Assim, foi possível verificar que, através do uso das tecnologias digitais, é possível contrariar a dispersão de informação verificada tradicionalmente.
dc.description.abstractDigital fabrication technologies offer us today a range of new possibilites that were inconceivable approximately 30 years ago, when the computer was introduced introduced in architectural practice. From the extension of geometric possibilities to the exploration of new constructive solutions, digital technologies challenge the traditional processes that have been present in the construction area for several years. In this context, the growing interest in integrating digital design and manufacturing tools in architecture inspire us to study and further understand the relationship between traditional and digital processes. The Serpentine Pavillion 2005, designed by Álvaro Siza and Eduardo Souto de Moura in collaboration with Cecil Balmond, from Arup, reflects the potential of a design process that combines two different approaches. The tradition approach, with great respect for the project context and that praises the freedom of freehand drawing; and the technological innovation approach, that seeks formal exploration and constructive efficiency. Being clear that this different approaches increased the gap between the design and construction phases, this dissertation investigates the design process of the Serpentine pavilion 2005, from its conception to construction, with a focus on the understanding of the architects' role in a work where no technical/project drawings were produced. For this, and since it is a work with not much documentation, the author contacted Álvaro Siza and Eduardo Souto de Moura's offices, in order to collect exclusive important information for the investigation. In order to achieve a more comprehensive understanding of this matter, this dissertation presents a practical research, entirely related to the Serpentine pavilion 2005, aiming to analyze the possibility of a closer relationship between the architect and the materialization of the work. As a conclusion, this dissertation shows that, through the use of digital technologies, is possible to counteract the dispersed information assotiated to the traditional process in the architectural practice.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleTradição e Inovação: as tecnologias digitais no projecto do pavilhão Serpentine Gallery 2005
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202376702
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
203402.pdfTradição e Inovação: as tecnologias digitais no projecto do pavilhão Serpentine Gallery 200566.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.