Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoana Filipa Alves Trindade
dc.date.accessioned2022-09-11T21:40:24Z-
dc.date.available2022-09-11T21:40:24Z-
dc.date.issued2014-11-04
dc.date.submitted2017-07-18
dc.identifier.othersigarra:200564
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105405-
dc.descriptionResumo Quando o espaço construído deixa de existir, passando a existir apenas a memória (ideia) do lugar, o arquitecto não tem ao seu dispor os recursos habituais, não podendo operar através da observação directa. Assim, o projecto nasce num limbo; num espaço que pertence simultaneamente ao passado e ao futuro, mas que deles transporta apenas ideias, retalhos de realidades abstractas. Do passado, retém ideias de realidade sob a forma de memórias e, do futuro, sob a forma de ambições e pretensões. Neste processo de reconstrução, quem deverão ser os actores intervenientes e qual é o papel do arquitecto entre eles? Será o arquitecto apenas um instrumento no caminho para a resolução do problema? Ou ser-lheá permitida uma liberdade artística no caminho para a solução? O objectivo deste estudo prende-se, portanto, com o reconhecimento dos passos do processo de projecto na procura do que é comum a determinado grupo, ou seja, do conjunto de elementos, práticas e ambições reconhecíveis por todos aqueles que partilham um mesmo território construído. Nesta procura, como poderá o arquitecto - não pertencendo ele, na maioria das vezes, ao grupo afectado - gerir os recursos que tem ao seu dispor, avaliando a importância de cada um deles e potenciando o seu reflexo no novo meio construído? Como se identifica aquilo que é comum a um grupo? Será a cultura um conjunto de fenómenos identificáveis neste processo? Qual o conceito por trás de "comum", "colectivo" e "público"? Será o estudo das relações comportamentais entre os indivíduos e o seu meio, suficiente para garantir o sucesso da obra arquitectónica? Ou por outro lado, representará a sua aplicação directa uma posição puramente funcionalista de "fit and effect"? Pode, a arquitectura, ser etnocida? Como avaliar o sucesso da obra arquitectónica?
dc.description.abstractAbstract When the built space ceases to exist, and only memory (idea) of the space remains, the architect does not have the usual resources available, not being able to work thru direct observation. Thus the architectural project has a limbo as its birth, a place that belongs simultaneously to past and future but from them only carries ideas, fragments of abstract realities. From the past, it retains ideas of reality in the form of memories and, from the future, in the form of ambitions and claims. In this reconstruction process, who are supposed to be the intervening actors and what is the architect's role among them? Will the architect be just a tool in the way to the problems resolution? Or will he be allowed the artistic freedom in the way to the solution? Therefore, the highlight of this study leans over acknowledging the steps of projecting process in searching of what is common to a certain group, in other words, the set of elements, practices and recognizable ambitions by those who share the same built territory. In this search, how come the architect - most of the times, not being part of the affected group - manage the available resources, evaluating the importance of each one of them and so enhancing its reflection in the new built environment? How to identify what is common in a group? Is culture a set of identifiable phenomena in this process? What are the concepts behind "common", "collective" and "public"? Will the studying of behavior relations between the individuals and their environment, be enough to ensure the success of the architectural work? Or, on the other hand, will its direct application represent purely a functional position of "fit and effect"? Can architecture be ethnocide? How to evaluate the success of the architectural work?
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleO papel do arquitecto na construção do comum: intervenção pós-catástrofe
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202377482
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FAUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
200564.pdfO papel do arquitecto na construção do comum: intervenção pós-catástrofe94.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.