Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/103817
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dc.creatorJoão Gonçalves Neves Castro Paupério
dc.date.accessioned2022-09-15T13:05:15Z-
dc.date.available2022-09-15T13:05:15Z-
dc.date.issued2016-12-23
dc.date.submitted2017-05-05
dc.identifier.othersigarra:189410
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/103817-
dc.descriptionEsta dissertação de mestrado tem origem na(s) possibilidade(s) de projectar uma casaatelier própria. Assumindo que a arquitectura continue a ser a arte de organizar a vida no espaço, o propósito da tese prender-se, demais, com a refexão em torno do próprio processo de projectar: não propriamente do projecto enquanto produto, mas enquanto processo aberto que se funda essencialmente no pensamento -memória e imaginação-, viagem e investigação através da qual se vão apr(e)endendo, recolhendo e sintetizando os materiais com que se transformará a circunstância que o (in)forma. Na vontade de (des)focar a pertinência artística da arquitectura (e) da casa para lá da sua condição objectual, deslocando-a para a ligação e para o diálogo que esta seja capaz de estabelecer com as variáveis da realidade, encontrámos apoio na noção-imagem de distância que Luz Valderrama nos ensinou: projecto como construção de um espaço de distanciação que se situe entre o sujeito e o objecto para ser povoado de artefactos, gestos, palavras, acções, energias e movimentos que se acumulam no tempo para produzir, fnalmente, a exterioridade e o espaço. Nesse sentido, organizou-se a investigação em três principais momentos (distintos mas nem por isso dissociáveis) com o objectivo comum de insinuar, para além casa que lhe serve de pretexto, as possíveis fundações para um projecto-de-arquitectura próprio: (1) (a)notação de método, isto é, aproximação à compreensão das dinâmicas que provocam e conduzem a maquinação inventiva do projecto; (2) na reunião de uma série de propostas de arquitectura referenciais, despertadores de projecto que -na transversalidade dos valores que partilham na relação com o sujeito, com o tempo, com o mundo, com as coisas, ou seja, com a vida- se revelaram fundamentais no lançamento dos príncipios orientadores do projecto; e (3) na construção da distância da nossa casa, a partir de um texto e de um mapa de imagens de pensamento que simultaneamente povoam e ilustram o estado nebuloso no qual se encontra actualmente o projecto, naquele momento que precede, incontornavelmente, o assentamento estabilizador do desenho (e) da obra.
dc.description.abstractThis master's dissertation has its origins in the possibility of designing a studio-house for oneself. Assuming that architecture remains the art of organizing life within space, the purpose of this thesis will focus on thinking about the design process itself: design that will not exactly stand for a fnished product, but rather for open process, grounding itself on thinking -memory and imagination-, a journey of investigation through which one will learn, recall and synthesise the materials one uses to transform the circumstance which (in)forms it. Willing to (de)focus the artistic relevance of architecture and the house beyond its objectual condition, shifting it into the connection and dialogue it will be able to establish with the variables of concrete reality, one found support in the image-idea of distance (detachment) presented by Luz Valderrama: design as building a detachment space located between the object and the subject to be dwelled by artefacts, gestures, speeches, actions, energies and movements which acumulate time, fnally producing exteriority and space. Therefore, one has organized this investigation in three major moments (distinct but inextricably linked) aiming to insinuate, beyond the project of a studio-house acting as pretext, one's own architectural-project: (1) an approach to the understanding of the dynamic which provokes and guides the inventivness of the design process; (2) the gathering of a series of case studies houses, design triggers which -due to the transversality of the values they share in the relationship they establish with time, with the world, with artefacts, which is to say, with life- have revealed themselves essential to draw/ground the guiding principles for our house; (3) building the distance of one's house from a text and a map of thinking images which simultaneously inhabit and illustrate the current state of the project, in a moment which, unavoidably, precedes the settlement of the drawing (and) of the building itself.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleElogio da distância. Apontamentos para o projecto da minha casa
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202377636
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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