Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/98009
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntónio Fidalgo Couto
dc.creatorAna Margarida Pereira
dc.date.accessioned2022-09-09T14:18:24Z-
dc.date.available2022-09-09T14:18:24Z-
dc.date.issued2011
dc.identifier.issn0873-1152
dc.identifier.othersigarra:54442
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/98009-
dc.descriptionA análise dos acidentes rodoviários, sobretudo pelo forte impacto destes na sociedade, tem merecido especial atenção dos principais agentes e organizações com responsabilidades na garantia da segurança dos cidadãos. Neste sentido, revela-se premente a aplicação de uma análise de risco e o desenvolvimento de limites expectáveis de aceitação para o caso dos acidentes rodoviários ocorridos em estrada a céu aberto. Com a presente comunicação pretende-se definir alguns critérios e procedimentos relativos à análise de risco em vias rodoviárias, conduzindo à formulação e especificação dos limites de aceitação do risco de colisão em vias rodoviárias. Assim, identificaram-se os indicadores de referência e os respectivos limites de tolerância, sendo ainda propostos valores limites nacionais por tipo de via. Tendo como base o estudo das curvas F-N a investigação ambiciona ainda a definição de valores limite para o risco social associado aos acidentes por colisão.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectEngenharia civil, Engenharia civil
dc.subjectCivil engineering, Civil engineering
dc.titleLimites de tolerância para análise de risco em colisões rodoviárias
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia civil
dc.subject.fosEngineering and technology::Civil engineering
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
54442.pdf
  Restricted Access
271.74 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.