Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/93755
Author(s): | Emília Malcata Rebelo |
Title: | Engenharia civil: mudança de paradigma ou paradigma da mudança? |
Issue Date: | 2012 |
Description: | A análise dos dados referentes ao acesso ao ensino superior ao longo dos últimos anos em Portugal revela uma quebra muito acentuada da procura dos cursos de Engenharia Civil, especialmente patente este ano, em que na primeira fase apenas foram ocupadas cerca de um terço das vagas disponíveis. Nesta comunicação procura-se contribuir para a reflexão sobre as causas e as consequências desta redução da procura, e para aquilo que deverá ser a oferta de cursos desta área, em especial da que é disponibilizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atendendo à forte interdependência entre o setor da construção civil e obras públicas e a situação económica geral que se traduz no facto desta ser o motor da economia em épocas de expansão e ser o setor mais fortemente prejudicado em épocas de recessão as atitudes dos estudantes traduzem as fortes preocupações por eles percecionadas, decorrentes da atual crise economico-financeira que o país atravessa. Esta perceção é, no entanto, fortemente moldada por aquilo que foi o paradigma do setor, que se consolidou ao longo de anos e anos. |
Subject: | Ciências Tecnológicas, Ciências da engenharia e tecnologias Technological sciences, Engineering and technology |
Scientific areas: | Ciências da engenharia e tecnologias Engineering and technology |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/93755 |
Source: | Congresso FEUP 2012, "As Mudanças Inevitáveis" |
Document Type: | Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
70888.pdf Restricted Access | 84.15 kB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.