Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/83516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoão Daniel Osório dos Santos
dc.date.accessioned2022-09-10T21:03:55Z-
dc.date.available2022-09-10T21:03:55Z-
dc.date.issued2015-07-09
dc.date.submitted2015-09-17
dc.identifier.othersigarra:36073
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/83516-
dc.descriptionOs ambientes de aprendizagem atuais seguem uma organização tradicional, onde há alguém responsável pelo controlo da plataforma, o administrador, alguém responsável pelos conteúdos disponibilizados, o professor, e alguém para absorver o conhecimento transmitidos pelo professor, os alunos. Este sistema nega aos estudantes a oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos e contribuir para o ambiente de aprendizagem. Discutir os resultados de investigação e trabalhos realizados é uma das atividades mais benéficas para a melhoria das capacidades dos estudantes de artes, bem como os ajuda a expressar melhor os seus pensamentos e ideias. As limitações impostas pelos ambientes de aprendizagem impedem os estudantes de partilhar os seus trabalhos, especialmente no caso de partilha de diferentes conteúdos multimédia, tais como imagens, vídeo e ficheiros de áudio. Os Ambientes de Aprendizagem Pessoal (PLEs) podem superar a maioria das dificuldades dos ambientes de aprendizagem atuais, no entanto, as ferramentas estão dispersas por diferentes plataformas e ninguém usa as mesmas ferramentas, dificultando a colaboração e partilha de conteúdo entre indivíduos. Nesta dissertação exploramos a oportunidade de criar um ambiente de aprendizagem social, a fim de superar a maioria das lacunas dos sistemas de gestão de aprendizagem e para reduzir a necessidade de utilizar ferramentas dispersas, das quais os ambientes de aprendizagem pessoais dependem. Isto permitirá aos alunos compartilhar diferentes conteúdos multimédia entre eles, permitindo que o seu trabalho seja visto e usado pela comunidade e, ao mesmo tempo, desenvolver o pensamento crítico. Além disso, o problema de comunicação entre os alunos a partir de locais remotos e de ensino à distância é também abordado aqui. Para construir este ambiente social, Drupal, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), está a ser utilizado, o que nos permitirá estender as suas funcionalidades, de modo a ser capaz de permitir que os alunos compartilhem o seu trabalho em grupos, contribuindo com o seu conhecimento e permitindo-lhes postar conteúdo e comunicar de uma forma mais conveniente. Diferentes abordagens de como estender a implementação do Drupal são estudadas, e os seus benefícios e desvantagens são comparados. A plataforma final foi testada por membros do NEA (Núcleo de Educação Artística), uma organização que atua na educação e investigação artística, e mais tarde por alunos de seus cursos. Como esperado, esta solução irá ajudar a alcançar uma comunicação mais eficiente entre os alunos, permitindo uma partilha mais fácil de conteúdos, despertando a criatividade e raciocínio crítico dos mesmos, removendo a necessidade de utilizar diferentes ferramentas localizadas em ambientes dispersos. No entanto, esta solução não visa substituir as ferramentas para criação e edição de conteúdo. Também foi provado que esta solução serve de apoio à educação à distância e deixa em aberto a possibilidade de usá-la para Cursos Online Massivos e Abertos (MOOC).
dc.description.abstractCurrent learning environments follow a traditional organization where there is someone in control, the administrator, someone responsible for the content available, the teacher, and then someone to absorb the knowledge transmitted by the professor, the learners. This system denies students the opportunity to share their knowledge and contribute to the learning environment. Discussion about research results and work done is one of the most beneficial activities to improve art student's capacities and helps them express their thoughts and ideas. Limitations imposed by the learning environments prevent students from sharing their work, especially to share different multimedia contents such as images, video and audio files. Personal Learning Environments (PLEs) can overcome most difficulties of current learning environments, however, tools are spread in different platforms and no one uses the same tools, difficulting collaboration and content sharing between individuals. In this dissertation we explore the opportunity to create a social learning environment in order to overcome most learning management systems handicaps and to shorten the need for disperse tools in which personal learning environments depends. This will allow students to share different multimedia content with each other, enabling their work to be seen and used by the community and, at the same time, improving critical thinking. Furthermore, the problem of communication between students from remote locations and distance learning is also addressed. In order to accomplish such environment, Drupal, a Content Management System (CMS), is being used, which will allow us to extend its functionalities in order to be able to allow students to share their work in groups, to contribute with their knowledge allowing them to post content and to communicate in a more convenient way. Different approaches to how to enchant Drupal are studied and their benefits and downsides are compared. The final platform has been tested by members of NEA (Núcleo de Educação Artística), an organization which takes action in arts education and investigation, and later by students from their courses. As expected, this solution will help achieve a higher communication between students, allowing easier sharing of contents and awake creativity and critical sense, removing the necessity to use different tools located in different environments, however it will not substitute tools for content creation and editing. It was also proven that this solution can suite distance education and even the possibility to use it for Massive Online Open Courses (MOOC) is left open.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleSocial Environment for Arts Education and Research
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201307049
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
36073.pdfSocial Environment for Arts Education and Research2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons