Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/83504
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dc.creatorRicardo Ferreira Leal dos Santos
dc.date.accessioned2022-09-08T03:31:25Z-
dc.date.available2022-09-08T03:31:25Z-
dc.date.issued2015-07-15
dc.date.submitted2015-09-10
dc.identifier.othersigarra:36098
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/83504-
dc.descriptionMobilidade é um conceito que pertence à humanidade deste sempre. Crucial para a vida moderna, a maioria das pessoas desloca-se diariamente. É uma necessidade. Contudo, a dependência excessiva no transporte privado, automóveis em particular, em detrimento dos transportes públicos tem causado severas consequências para o meio ambiente. Emissões de carbono, poluição e alteração do clima são problemas que muitas cidades estão atualmente a lidar. Os efeitos não são apenas ambientais, mas também económicos e sociais. É de extrema importância que nós, como uma sociedade, trabalhemos juntos para enfrentar este problema. A melhor maneira de o fazer é promover modos alternativos de transporte como andar a pé e de bicicleta e, quando estes não são viáveis, transportes públicos. Projetos prévios mostram que existe uma maneira eficaz de promover transportes púbicos seria através do uso de parcerias com o comércio e serviços locais com um sistema que recompensa os utilizadores conforme o seu uso de transportes públicos. Quanto mais andarem, mais benefícios terão. O trabalho desenvolvido nesta tese usa o conceito de um sistema de recomendação neste contexto. Um sistema de recomendação é ferramenta de software ou técnica que oferece sugestões a um utilizador baseado nas suas características, interesses (explícitos ou implícitos), preferências de utilizadores similares ou atributos de itens. O sistema conceptualizado para gerir as parcerias e recompensas para fomentar a utilização de transportes públicos foi apelidado de Voyager e será apresentado aos passageiros sob a forma de uma aplicação móvel para smartphone que vai oferecer descontos, produtos ou simples sugestões. O Voyager vai gerir as interações entre os operadores de transportes públicos, os provedores das ofertas e os utilizadores de transportes públicos. Ofertas promotoras servirão para influenciar os utilizadores a frequentar novos lugares como forma de promover zonas mortas na cidade. Outros tipos de ofertas terão diferentes objetivos como entreter o utilizador enquanto ele espera pelo autocarro com uma oferta de café num sítio nas redondezas. A implementação do Voyager traria vantagens a todos os intervenientes. Os utilizadores de transportes públicos receberiam ofertas e usufruiriam de um serviço melhor. Os operadores teriam uma nova forma de incentivar os passageiros a usar mais transportes públicos e teriam uma ferramenta para juntar num só lugar todas as parcerias e campanhas num sistema organizado e fácil de gerir. Os provedores teriam acesso à enorme base de clientes que utiliza transportes públicos ganhando uma vantagem competitiva perante outros negócios da mesma área. O maior desafio do Voyager seria atribuir ofertas aos utilizadores corretos: aqueles que estariam interessados. Para a criação de um sistema de sucesso é absolutamente necessário a integração de um sistema de recomendação no Voyager. O sistema de recomendação desenvolvido no âmbito deste projeto é o MARS: A Mobility Aware Recommender System. O MARS consegue recomendar itens a utilizadores baseado nos seus interesses e perfil de mobilidade. Os testes efetuados mostram que o MARS faz executa essa tarefa com sucesso e com grande precisão.
dc.description.abstractMobility is a concept that has been with humanity since its inception. Crucial to modern life, most people use mobility on a daily basis. It is a necessity. However, the over reliance on private transportation, cars in particular, over public transportation is having severe consequences on the environment. Carbon emissions, pollution and climate change are problems most cities are facing right now. This also causes a serious social and economic impact. It is of the utmost importance that we, as a society, work together to deal with this problem. The best way to do this is by promoting alternate modes of transportation like walking, cycling and, when those are not feasible, public transport. Previous work has shown that an effective way of promotion public transportation would be for public transport operators to cater to their passengers through the use of partnerships with local commerce and services using a system that would reward users for their use of public transportation. The more they use it, the more benefits they will reap. The work done in this thesis uses the concept of a recommender system to improve on that. A recommender system is a software tool or technique that provides suggestions to a user based on their characteristics, explicit or implicit interests, similar users preferences or items' attributes. The system conceptualized to manage this partnerships and harbor the reward system to foster public transportation is called Voyager. It is presented to passengers in the form of a mobile application for smartphones that will offer its users discounts, products or simply suggestions. Voyager will manage the interactions between public transport operators, providers and public transportation users. There will be various different types of offers available. "Reward offers" will be awarded to the user proportionally with their use of public transportation. Promotional offers will try to influence users to frequent new places as an effort to promote dead zones in the city. Other types of offers will have different goals like entertaining the user while he is waiting for the bus with, for example, an offer for a coffee in a coffee shop nearby. The implementation of Voyager would bring advantages to all major stakeholders. Public transportation users would be given offers and enjoy an overall better service. Public transport operators would have a new way of of encouraging passengers to use even more public transportation and have a way to unite all the different partnerships and campaigns in one place using an organized and easier to manage system. Providers would have access to the huge client-base of public transportation systems gaining a competitive advantage over similar businesses and an faster way to create campaigns either by offering discounts and products or promoting events, target the campaigns to a specific audience and track and evaluate the success of said campaigns. The biggest challenge of Voyager would be to attach the offers to the correct users: the ones who have interest in them. For the creation of a superior system, it is absolutely necessary the integration of a recommender system in Voyager. The recommender system developed for this project is called MARS: a mobility aware recommender system. MARS is able to recommend items to users based on their interests and their mobility profile. The tests conducted showed MARS does its job successfully and with a high degree of accuracy.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleVoyage to MARS - A Mobility Aware Recommender System
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201318016
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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