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dc.creatorSérgio Loureiro Fraga
dc.creatorJoão Borges de Sousa
dc.creatorFernando Lobo Pereira
dc.date.accessioned2022-09-10T21:07:20Z-
dc.date.available2022-09-10T21:07:20Z-
dc.date.issued2005
dc.identifier.othersigarra:64134
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/71670-
dc.description.abstractEste artigo aborda o problema da geração de trajectórias em tempo-real para veículos autónomos e semi-autónomos. Neste trabalho, geração de trajetórias refere-se ao planeamento do movimento do veículo, parametrizado no tempo, e ao cálculo da referência para a entrada do sistema para que esse planeamento seja concretizado. Tempo-real, neste contexto, significa que o cálculo da trajectória é realizado suficientemente rápido de modo que o controlo do veículo em malha fechada possa ser efectuado por este processo. Este trabalho foi desenvolvido tendo em vista a sua utilização na geração de trajectórias em tempo real para um veículo autónomo subaquático existente no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartof5º Festival Nacional de Robótica - Encontro Científico
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectCiências Tecnológicas, Ciências da engenharia e tecnologias
dc.subjectTechnological sciences, Engineering and technology
dc.titleOptimização dinâmica para planeamento de movimento e controlo de veículos autónomos
dc.typeArtigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias
dc.subject.fosEngineering and technology
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