Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/68502
Author(s): Edgar de Sá Alves
Title: Jogos Sérios para Ensino de Engenharia de Software
Issue Date: 2013-07-18
Abstract: Since the advent of computer games their impact on society is increasing. Increasingly one sees children, teenagers and even adults who spend time playing computer games. This is due to the fact that games have the ability to capture the attention of the player, to stimulate and challenge him, even to be addictive sometimes. Given the importance of computer games in society, arises the idea of creating games that in addition to the entertainment component would include a learning component as well. The aim of this combination is primarily harnessing the ability of games as focal points and entertainment and add them a source of knowledge making them a more enjoyable method of learning. These games, that combine entertainment and learning, are called serious games.This project was developed under a master's thesis, which aims to create a serious game applied to Software Engineering in order to encourage higher education students to study through nicer methods. The developed application is a game that allows one to streamline and encourage the practice of code review, one of the many tasks of Software Engineering. For this project it was important to make an initial study of the state of the art relative to serious games used in Software Engineering to find out what already exists in this area. The definition of the Software Engineering discipline and the areas of knowledge that compose it, were a part of the realized study as well, since it is on them that the problem of this thesis focuses.
Description: Desde o aparecimento dos jogos de computador que o impacto deles na sociedade tem vindo a aumentar. Cada vez mais se vê crianças, adolescentes e até mesmo adultos que despendem tempo da sua vida com jogos de computador. Isto deve-se ao facto dos jogos terem a capacidade de captar a atenção do jogador, de o estimular e desafiar, chegando por vezes até a ser viciantes. Dada a importância dos jogos de computador na sociedade surgiu a ideia de se criar jogos que, para além da componente de entretenimento, incluíssem também uma componente didática. O objetivo desta combinação é, sobretudo, aproveitar a capacidade dos jogos como focos de atenção e entretenimento, e acrescentar-lhes uma fonte de conhecimento tornando-os num método mais agradável de aprendizagem. Estes jogos, que combinam entretenimento e aprendizagem, chamam-se jogos sérios.Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma tese de mestrado, tendo como objetivo, criar um jogo sério aplicado à Engenharia de Software de forma a incentivar os alunos do ensino superior a estudarem através de métodos de estudo mais agradáveis. A aplicação desenvolvida consiste num jogo que permite agilizar e incentivar a prática de revisão de código, uma das muitas tarefas da Engenharia de Software. Para a realização deste projeto foi importante fazer um estudo inicial do estado da arte relativamente aos jogos sérios aplicados na Engenharia de Software para averiguar o que já existe na área. A definição da disciplina de Engenharia de Software, e áreas de conhecimento que esta engloba foram também parte do estudo realizado já que é sobre ela que incide o problema desta tese.
Subject: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
TID identifier: 201301903
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/68502
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

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