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dc.creatorPaulo Rosa Santos
dc.creatorFernando Veloso Gomes
dc.creatorFrancisco Taveira Pinto
dc.creatorE. Brógueira Dias
dc.date.accessioned2019-01-31T13:16:12Z-
dc.date.available2019-01-31T13:16:12Z-
dc.date.issued2008
dc.identifier.othersigarra:64495
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/68064-
dc.descriptionAs interacções entre o navio, o sistema de amarração, e a própria bacia portuária são usualmente complexas, com o navio a apresentar uma resposta tipicamente não linear, em relação às solicitações exteriores a que é submetido. Neste contexto, a modelação física assume um papel de relevo. No entanto, para que os resultados e as conclusões obtidos com essa ferramenta possam ser encarados com confiança, é fundamental que os principais fenómenos físicos que governam a resposta de navios amarrados sejam correctamente reproduzidos no modelo físico, em particular a agitação marítima. O presente trabalho procura realçar a importância do uso de agitação irregular nos estudos em modelo físico em que se pretende avaliar a resposta de sistemas dinâmicos não-lineares, como é o caso de um navio amarrado no interior de um porto. Com esse intuito, analisa-se o comportamento de um navio amarrado no Posto A do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões quando submetido a agitação marítima regular e irregular de vante, para diferentes condições de teste.
dc.description.abstractThe interactions between the ship, the mooring system, and the harbor basin are usually complex, with the moored ship having typically a non linear response to the environmental forcing actions. In this context, physical modeling plays an important role.However, in order to obtain reliable results and conclusions, it is essential that the main physical phenomena governing the response of the moored ships are accurately reproduced in the physical model, particularly the wave conditions. The paper intends to enhance the importance of using irregular waves on the studies aiming to evaluate the response of non-linear dynamic systems, which is the case of a ship moored inside a harbor basin. Therefore, the behavior of an oil tanker moored at Berth A of the Leixões Oil Terminal was analyzed under the action of regular and irregular head waves, for different test conditions.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAtas das 3ªs Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (ed. F. Taveira Pinto), ISBN: 978-989-95557-2-3.
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectCiências Tecnológicas, Ciências da engenharia e tecnologias
dc.subjectTechnological sciences, Engineering and technology
dc.titleComportamento de navios amarrados no Posto "A" do Porto de Leixões: importância da consideração do carácter irregular da agitação marítima nos estudos em modelo físico
dc.typeArtigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias
dc.subject.fosEngineering and technology
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