Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/68052
Author(s): Paulo Lima Malheiros
Paulo Rosa Santos
Paulo Gomes da Costa
António Paulo Moreira
Fernando Veloso Gomes
Francisco Taveira Pinto
Title: Sistema para a medição dos movimentos de um navio amarrado no Posto 'A' do Porto de Leixões baseado em visão estereoscópica [System for Measuring the Motions of a Moored Ship at the Berth 'A' of the Leixões Oil Terminal Based on Stereoscopic Vision]
Issue Date: 2010
Abstract: The behavior of moored ships is an important factor in the security and working conditions of the Oil Terminal in the Port of Leixões. Reducing the amplitude of the moored ship motions is crucial to increase the on and off-loading operations efficiency as well as to reduce security and environmental risks. This paper presents a stereoscopic vision system developed to measure the motion of rigid bodies in real-time. The data acquired with this system is essential to predict and prevent dangerous situations at Berth "A" of the Port of Leixões. Prior to installation on site the system was tested in laboratory in physical model (scale 1/100). To ensure the robustness and reliability of the obtained measurements a linear digital filter was implemented. The results obtained with the developed system were compared with a commercial motion capture system built for "in house" applications.
Description: O comportamento de navios amarrados é um factor importante para as condições de operacionalidade e de segurança do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Para aumentar a eficiência das operações de carga/descarga é essencial a redução da amplitude dos movimentos do navio amarrado, assim como para a minimização dos riscos de segurança e ambientais. Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um sistema de visão estereoscópico para medir o movimento de corpos rígidos em tempo-real. Os dados adquiridos com este sistema são essenciais para prever e prevenir situações potencialmente perigosas no Posto "A" do Porto de Leixões. Este sistema foi testado em laboratório antes da sua instalação no terminal. Para o efeito foi utilizado um modelo físico da área portuária em estudo, construído à escala geométrica 1/100. Um filtro digital linear foi implementado para garantir a robustez e confiança nas medidas. Os resultados obtidos pelo sistema desenvolvido foram comparados com os resultados de um sistema comercial desenvolvido para aplicações laboratoriais. Palavras-chave: Modelação física; comportamento de navios amarrados; terminais portuários; medições em protótipo; filtro digital.
Subject: Ciências Tecnológicas, Ciências da engenharia e tecnologias
Technological sciences, Engineering and technology
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology
URI: https://hdl.handle.net/10216/68052
Source: Atas das 5ªs Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (ed. F. Taveira-Pinto), ISBN: 978-989-95557-4-7.
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
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