Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/68044
Author(s): Paulo Rosa Santos
Title: Modelação física do comportamento de navios amarrados em portos: aplicação ao Terminal de Petroleiros de Leixões
Issue Date: 2011
Description: As interacções entre o navio, o sistema de amarração e a própria bacia portuária são complexas,sendo a resposta do navio às solicitações exteriores a que é submetido normalmente não-linear.Neste contexto, a modelação física tem um papel de relevo. No entanto, para que os resultadosobtidos possam ser utilizados com confiança, é fundamental que os principais fenómenos físicosque governam a resposta dos navios amarrados (no interior de portos) estejam correctamentereproduzidos no modelo físico.O presente trabalho apresenta as principais técnicas utilizadas no estudo do comportamento denavios amarrados em portos; realça a importância do uso de agitação irregular nesses estudos;e analisa a influência da duração do teste experimental (tempestade) e da sequência temporaldas ondas geradas, na resposta de um navio amarrado. Por último, são apresentadas algumasdas principais conclusões obtidas no âmbito do estudo do comportamento de um navio amarradono Posto ¿A¿ do Terminal de Petroleiros de Leixões, nomeadamente ao nível da compreensão dainfluência de alguns fenómenos nas condições operacionais existentes e da análise da eficáciade algumas intervenções passíveis de serem implementadas nesse posto de acostagem.
Subject: Engenharia hidraúlica, Engenharia civil
Call Number: 64572
URI: http://hdl.handle.net/10216/68044
Source: Atas das 7ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária (ed. Delegação Portuguesa da PIANC)
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

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