Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/68044
Author(s): Paulo Rosa Santos
Title: Modelação física do comportamento de navios amarrados em portos: aplicação ao Terminal de Petroleiros de Leixões
Issue Date: 2011
Description: As interacções entre o navio, o sistema de amarração e a própria bacia portuária são complexas,sendo a resposta do navio às solicitações exteriores a que é submetido normalmente não-linear.Neste contexto, a modelação física tem um papel de relevo. No entanto, para que os resultadosobtidos possam ser utilizados com confiança, é fundamental que os principais fenómenos físicosque governam a resposta dos navios amarrados (no interior de portos) estejam correctamentereproduzidos no modelo físico.O presente trabalho apresenta as principais técnicas utilizadas no estudo do comportamento denavios amarrados em portos; realça a importância do uso de agitação irregular nesses estudos;e analisa a influência da duração do teste experimental (tempestade) e da sequência temporaldas ondas geradas, na resposta de um navio amarrado. Por último, são apresentadas algumasdas principais conclusões obtidas no âmbito do estudo do comportamento de um navio amarradono Posto A do Terminal de Petroleiros de Leixões, nomeadamente ao nível da compreensão dainfluência de alguns fenómenos nas condições operacionais existentes e da análise da eficáciade algumas intervenções passíveis de serem implementadas nesse posto de acostagem.
Subject: Engenharia hidraúlica, Engenharia civil
Hydraulic engineering, Civil engineering
URI: http://hdl.handle.net/10216/68044
Source: Atas das 7ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária (ed. Delegação Portuguesa da PIANC)
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
64572.pdf3.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons