Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/67724
Author(s): Adriano Joaquim Carvalho Barbosa Nazareth
Title: O cinema está morto. Que viva o Cinema!
Issue Date: 2007-09-24
Description: Parte IA primeira parte deste trabalho consubstancia-se em três verbos : apresentar, reflectir, interrogar. Fiel ao objectivo implícito no subtítulo - Subsídios para o ensino da cinematografia numa escola de arte elaborou-se uma relação largada e abrangente das varias técnicas de registo de imagem em movimento acompanhada de notas históricas sobre a cinematografia guardando um especial enfoque sobre cinema e televisão. Em um segundo momento reflecte-se sobre a evolução técnica e estética da dita cinematografia com a consequentes interrogações sobre o futuro da mesma. A segunda parte da dissertação é constituída prevalentemente por objectos filmicos paradigmáticos de observações e reflexões maturados na experiência e contacto com as realidades estudadas e apresentadas na 1ª parte.Segue-se um elenco detalhado da I e II partes do trabalho. Introdução ao fenómeno do registo da imagem em movimento desde a visualização de um objecto às possibilidades de interpretação e registo.Breve história sobre a escrita pela luz e seu desenvolvimento técnico até à sua utilização informativa, formativa e artística. O desenvolvimento da «Escrita pela Luz« (Photo-Grafia), e a possibilidade de se aprisionar o tempo e o espaço numa determinada fracção do próprio tempo. A iconografia usada pela escrita pela luz, como expressão simples e apelativa quando utilizada como signo significante/ identificativo. A imagem seu registo e conservação. Se a fotografia mostra o real, o imutável, na fracção de segundo fixada no tempo, a cinematografia recria o tempo dando-lhe uma nova ordem sequencial.Os primórdios da cinematografia: formas de registo e formas de utilização. A ficção e o documentário tipologia formação/informação/investigação. A fala e a língua da cinematografia. Breve história da cinematografia, sua evolução técnica estética e poética. Linguagem utilizada pela cinematografia. A narrativa fílmica no espaço e tempo, sintetizando a arte do tempo. Técnicas de registo - sistemas analógicos e digitais . A animação dos primórdios aos dias de hoje . Regras da linguagem figuras de palavras e figuras de pensamento. Regras da animação repouso, movimento e acção. Tipos de movimento e enquadramentos. Linha guia da animação. Características principais das figuras a animar imagem/som. Os temas o estilo conteúdo/forma. A trilogia forma/figura/fundo.O desenvolvimento técnico da animação e as alterações levadas a efeito nas narrativas. Breve reflexão sobre alguns produtos animados. Relação entre emissor/receptor novos códigos empregues. A animação contemporânea e o publico alvo. Os efeitos especiais e os seus manipuladores.A cinematografia ligado a manifestações artísticas. O cinema como arte autónoma ou como reprodução em síntese de elementos. A cinematografia e as três artes verbal, figurativa e sonora correspondências. O cinema e a diversidade da sua informação. A significação cinematográfica.Características de um texto cinematográfico. Divisão das formas superiores de comunicação. A ficção e as necessidades afectivas racionais e irracionais. Formas diferenciadas de comportamento.Objectos cinematográficos; resumida apreciação sobre alguns autores. O cinema espectáculo, o cinema industria e o cinema de autor, - compromissos. Documentário: conteúdo/forma. Trajectórias do cinema não ficcional. Breve nota histórica sobre o documentário. Correntes cinematográficas no cinema não ficcional - Neo-realismo - Free Cinema - Cinema manifesto - O cinema/político - O documentário exploração - A natureza e o documentário - Arte tema de documentário - Documentário especulativo.A cinematografia e a televisão. Diferenças e semelhanças. Estações de televisão generalistas e temáticas características conteúdo/forma. Mapa tipo/programação. Imagem/enquadramento excesso de informação nas televisões generalistas. Audiovisual - cinema versus televisão. Considerações sobre produção de um programa televisivo.
Subject: Artes
Arts
Scientific areas: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/67724
Document Type: Tese
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FBAUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23739.2.zip3º Livro _ Curriculum53.48 MBZIPView/Open
23739.1.pdfLivro161.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
23739.pdfLivro261.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons