Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/67468
Author(s): José António Sarsfield Cabral
Isabel Maria F. Miranda
Title: O desafio da educação contínua no contexto das organizações universitárias
Issue Date: 2002
Description: Ao ritmo do desenvolvimento tecnológico actual, as pessoas são frequentementecolocadas em situação de desajustamento de competências. Neste contexto, a educaçãocontínua (EC) parece constituir a resposta mais apropriada à crescente procura denovos saberes.Pelo conjunto de conhecimentos e competências que detêm, as universidades têm sidoapontadas como prestadoras privilegiadas de serviços de EC. Acrescente-se que atendência de diminuição do número de jovens que acede ao ensino universitáriopressiona as universidades a captar novos públicos, compelindo-as a oferecer serviçosde EC atractivos e de qualidade.Este documento pretende ser um contributo para a análise das questões associadas àeducação contínua universitária, salientando, por um lado, a necessidade de respondera um mercado pragmático e exigente e, por outro, os constrangimentos associados àdinâmica organizacional das universidades. Tendo por base parte dos resultados dedois estudos efectuados na Universidade do Porto em 2000, confrontam-se duas visõescomplementares da EC: a perspectiva do interior da universidade, no que se refere aosaspectos associados às boas práticas e às dificuldades; e a perspectiva das empresas,quanto à capacidade das universidades para prestarem este tipo de serviços.Como conclusão, apontam-se alguns caminhos que podem contribuir para que asuniversidades respondam convenientemente a este desafio.
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/67468
Source: Proceedings do V Simpósio sobre Comportamento Organizacional
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61579.pdf71.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons