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dc.creatorBernardo, Sandra Maria Carvalho Vicente dopt_PT
dc.date.accessioned2012-06-16T10:41:51Z-
dc.date.available2012-06-16T10:41:51Z-
dc.date.issued2002pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/63118-
dc.description.abstractO planeamento eficiente da produção e distribuição de um empresa industrial determina a importância da previsão de vendas. Neste trabalho, são aplicados métodos de previsão alternativos a cinco séries de vendas de bebidas, numa tentativa de melhorar os resultados do método actualmente utilizado na empresa produtora para gerar previsões automáticas. Com vista à obtenção de previsões semanais, aplica-se o método de Holt-Winters em três versões alternativas. Duas dessas versões contemplam factores sazonais para diferentes tipos de sazonalidade e permitem a obtenção de previsões com base nas vendas diárias (posteriormente agregadas em previsões semanais) e, directamente, com base nas vendas semanais. O modelo de Holt-Winters clássico é aplicado às vendas mensais, cujas previsões são subsequentemente desagregadas em previsões semanais. Aplica-se ainda um modelo de Fourier com parâmetros dinâmicos, estimados através o Filtro de Kalman. As previsões obtidas pela três versões do modelopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMétodos de Previsãopt_PT
dc.titleAplicação comparativa de métodos de previsão a séries de vendas de bebidaspt_PT
dc.typeDissertaçãopt_PT
Appears in Collections:PBS - Dissertação

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