Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/62724
Author(s): Fernandes, Alexandre
Author(s): Cabral, José António Sarsfield; Brito, Pedro Quelhas
Title: A reengenharia de negócio: análise conceptual e metodologia
Issue Date: 1997
Abstract: A convergência de factores como a evolução tecnológica, a globalização das economias, as alterações sócio-políticas e a sofisticação dos clientes está na base de um novo paradigma concorrencial que desactualizou os princípios que legitimamente norteavam o modus vivendi das organizações. Esta mutação de contexto induziu o imperativo de alterar diversos aspectos das organizações, consoante o seu estado actual e o objectivo final, fomentando ainda o aparecimento de inúmeras iniciativas de melhoria, teoricamente susceptíveis de erradicar qualquer enfermidade organizacional. É no seio deste frenético emanar de novas ideias e conceitos que surge a reengenharia (a primeira aparição do termo remonta ao artigo "Reengineering Work: Don't Automate, Obliterate" da autoria de Michael Hammer, publicado na Harvard Business Review em Setembro de 1990) e o desenvolvimento do seu corpo doutrinal (através da obra " Reengineering the Corporation" de Michael Hammer e James Champy, publicada nos finais de 1993 pela Harper Business).
Subject: Gestão
Reengenharia
URI: http://hdl.handle.net/10216/62724
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:PBS - Dissertação

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