Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/133373
Author(s): Leandro, Alexandra
Title: A relação entre Responsabilidade Social das Empresas e Cultura Organizacional - um estudo de caso
Issue Date: 2009-09
Abstract: A Responsabilidade Social das Empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objetivos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis, têm de ter como princípios de actuação a Ética, a Qualidade e a geração de Valor, visamos compreender, por um lado, como é que a cultura organizacional pode facilitar a implementação destas práticas e, por outro, que reflexo tem esta pretensão da responsabilidade social das empresas na sua cultura organizacional, através de um estudo de caso. O presente trabalho espelha, desta forma, a necessidade de explorar a relação entre estes dois conceitos: um - a cultura organizacional - já bem cimentado nos mundos científico e empresarial; outro - a responsabilidade social - ainda em processo de implementação nas organizações e de afirmação enquanto área de estudo científico. Este estudo de caso apresenta-se também como um retrato da empresa estudada e a sua relação com a Responsabilidade Social ao longo do tempo balizado, assim como os resultados desta oção estratégica na sua cultura.
Subject: Responsabilidade Social
Cultura Organizacional
Estudo de Caso
URI: https://hdl.handle.net/10216/133373
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:PBS - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese-Alexandra_Leandro.pdf10.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.