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dc.creatorTomaz Aurélio Florêncio Silva
dc.date.accessioned2019-08-14T23:12:29Z-
dc.date.available2019-08-14T23:12:29Z-
dc.date.issued2019-07-19
dc.date.submitted2019-08-14
dc.identifier.othersigarra:346527
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121903-
dc.descriptionPelos últimos 25 anos, as 'affordances' providenciadas pela mobile-assisted language learning são estudadas não só pelas suas capacidades de educação à distância e online, bem como ferramenta para atividades em salas de aula físicas. Educadores de aquisição de segunda língua se diferenciam em estilo e abordagem à educação de línguas, fazendo uso de diferentes ferramentas para proporcionar vários cenários e possibilidades de aprendizado para seus alunos. Em função de entender as perspectivas em torno do alinhamento entre estes profissionais e as affordances dos dispositivos móveis, esta investigação dá ênfase para questões de identidade, práticas dos educadores e seus entendimentos no que diz respeito as suas literacias digitais. Doze educadores do Brasil foram entrevistados e os dados produzidos por estas entrevistas - juntamente com memorandos e notas de campo - foram analisadas usando NVivo, seguindo as guias providenciadas pela grounded theory. Os resultados mostram que, mesmo os educadores considerando a si mesmos como "abertos" à mudanças e reconhecendo a mais valia que os dispositivos móveis podem trazer para as aulas, esta abertura se torna restrita quando suas identidades profissionais estão em risco pelo uso obrigatório das tecnologias móveis. A discussão foca no paradoxo da relevância dos dispositivos móveis para a aquisição de linguagem e a falta de repertório para o uso de tais dispositivos. Como resultado, esta tese produz um modelo preliminar para uma teoria baseada na percepção e dos educadores de aquisição de segunda língua frente ao uso dos dispositivos caracterizados em m-learning.
dc.description.abstractFor the past 25 years, mobile-assisted language learning affordabilities have been studied not only for its distance and online language learning capabilities but as a tool for activities in physical classrooms as well. Second language acquisition educators differ in style and approach to language education, making use of different tools to provide acquisition scenarios and possibilities for their students. In order to understand the perspectives around the alignment of these professionals and mobile devices affordabilities, this research emphases on issues of professional identity, educators' practices, and their understanding of their digital literacy. Twelve educators from Brazil were interviewed, and the data produced from those interviews - along with memos and notes - were analyzed using NVivo software following the guidelines provided by the grounded theory. Results show that although second language acquisition educators view themselves as "open" to changes and recognized the ad-value that mobile devices could have for classes, this openness becomes restrict when their professional identities are at risk by the mandatory use of mobile technologies. The discussion focuses on the paradox of relevancy of mobile devices for language acquisition and lack of repertoire for the use of such devices by educators. As a result, this thesis produces a preliminary model for a theory based on the perception of second language acquisition educators towards the use of devices characterized by m-learning.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOutras ciências da engenharia e tecnologias
dc.subjectOther engineering and technologies
dc.titleSecond Language Aaquisition and Mobile-Assisted Language Learning: Educators' Perspectives on Identity and Practice.
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
dc.subject.fosEngineering and technology::Other engineering and technologies
thesis.degree.disciplineMestrado em Multimédia
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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