Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Raquel Ferreira Cardoso Rodrigues
dc.date.accessioned2019-08-14T23:10:40Z-
dc.date.available2019-08-14T23:10:40Z-
dc.date.issued2019-07-17
dc.date.submitted2019-08-14
dc.identifier.othersigarra:346400
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121895-
dc.descriptionA cor é um factor deveras importante na vivência de um ser humano. Conseguimos atribuir-lhe significado e até distinguir as que mais gostamos e as que menos apreciamos. A cor consegue ainda alertar-nos para situações nas quais deveremos ter mais cautela, objetos que nos possam prejudicar a saúde, ou podendo diversas vezes ser utilizada para distinguir sinais, como é o caso do Código da Estrada.Assume-se assim que a cor tem um poder imensurável, podendo ser utilizada para conseguir obter reações de quem a observa. Com esta hipótese em mente e sabendo que este é um fator de elevada relevância na cinematografia (mesmo quando a escolha seja o preto e branco em vez do filme colorido), coloca-se a questão de ser possível aliar-se a cor às personagens e à história de um filme, de modo a obter uma resposta específica do espectador. Mais especificamente da camada infantil, perante filmes de animação da Pixar.Foi feita uma revisão bibliográfica, quer sobre a psicologia da cor, como também sobre emoções básicas e complexas e como estas se associam para criar significados. Acrescentando-se ainda às leituras uma experiência, feita através da metodologia de "Focus Groups", com crianças de 7 anos de idade. Espera-se que com os resultados obtidos e com a própria metodologia desenvolvida, seja possível dar-se um passo em frente na compreensão de como as cores afetam as crianças.
dc.description.abstractColor is an important factor in the life of a human being. We can give it meaning and even distinguish the one's we like or dislike the most. Color can even make us aware of dangerous situations, objects that can harm our health or help us distinguish signals, like the case of the Road Code.We can assume that color has an immeasurable power, being used to get reactions from who is observing it. With this hypothesis in mind and knowing that this is of great relevance in cinematography (even when the choice is black and white instead of colored film), we question if it's possible to unite color to the characters and the history of a movie, to get a specific response from the viewer. More specifically from the youngsters, with animated movies from Pixar.After a bibliographic research, both on color psychology, as well as on basic and complex emotions and how these associate to create new meanings. Apart from this, an experiment with 7-year-old children was made, using the "focus-group" methodology.It's hoped that with all the results and methodology chosen, we can go a step further in understanding how color affects children.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectOutras ciências da engenharia e tecnologias
dc.subjectOther engineering and technologies
dc.titleA Influência da Cor nas Emoções das Crianças com Base em Filmes de Animação da Pixar
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
dc.subject.fosEngineering and technology::Other engineering and technologies
thesis.degree.disciplineMestrado em Multimédia
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
346400.pdfA Influência da Cor nas Emoções das Crianças com Base em Filmes de Animação da Pixar2.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons