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dc.creatorGuilherme Ruivo Miranda Gaspar
dc.date.accessioned2020-02-03T02:12:32Z-
dc.date.available2020-02-03T02:12:32Z-
dc.date.issued2019-07-16
dc.date.submitted2019-07-25
dc.identifier.othersigarra:346392
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121880-
dc.descriptionPorque aprendemos a ver, mas não a cheirar?A divisão em cinco sentidos, estabeleceu uma predominância cultural da visão e audição sobre os restantes sentidos. Num contexto ocidental o cheiro é colocado em segundo plano, noutros contextos a relação com o olfacto é indissociável da organização social e cultural. A tradição filosófica conferiu ao olfacto a incapacidade de proporcionar uma experiência estética e por consequência, artística. Este trabalho coloca em questão se se trata antes de uma falta de consciencialização, educação e exploração do olfacto, em oposição a uma limitação inerente ao sentido em si. A prática artística contemporânea, cada vez mais diversificada nas suas formas de expressão, vê um crescente número de artistas a utilizar o cheiro como meio.O desenvolvimento de uma performance, a componente prática deste projecto, conduziu uma exploração pessoal do cheiro como meio, de forma a esclarecer a minha própria relação com o olfacto, e as suas capacidades artísticas - contribuindo para o desenvolvimento de uma poiesis do cheiro.
dc.description.abstractWhy do we learn to see, but not to smell?The five-sense division established a cultural predominance for sight and hearing above the remaining senses. In the occident, smell has had a secondary role, whereas in other contexts the relation with olfaction is indissociable from cultural and social organization. Philosophical tradition has denied olfaction aesthetic capabilities and consequently, artistic ones too. This paper questions whether this is rather a lack of awareness, education and exploitation of the sense of smell, as opposed to an inherent limitation of the sense itself. Contemporary artistic practice, increasingly diversified in its forms of expression, sees a growing number of artists using smell as a medium. The development of a performance, the practical component of this project, led to a personal exploration of smell as a medium, in order to clarify my own relationship with smell, and its artistic capabilities - contributing to the development of a poiesis of smell.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
dc.subjectOutras ciências da engenharia e tecnologias
dc.subjectOther engineering and technologies
dc.titleChasing the Fragrant Silence - Smell as a Medium for Artistic Creation
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid202392430
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
dc.subject.fosEngineering and technology::Other engineering and technologies
thesis.degree.disciplineMestrado em Multimédia
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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