Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/121656
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dc.creatorBebiana Catarina Rodrigues Sabino
dc.date.accessioned2022-09-11T15:41:57Z-
dc.date.available2022-09-11T15:41:57Z-
dc.date.issued2019-07-16
dc.date.submitted2019-07-31
dc.identifier.othersigarra:344668
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121656-
dc.descriptionIntrodução: O comportamento de atividade física em idades pediátricas é alvo de preocupações de diferentes organismos de saúde, dado a estreita relação com doenças crónicas não transmissíveis. A promoção deste comportamento é assim determinante, sendo que a escola, por todas as suas valências, apresentase como organismo de eleição para cumprir este papel. Objetivo: Desenhar uma intervenção escolar sócio-ecológica, denominada "Programa de Atividade Física e Nutrição para Adolescentes" e avaliar o seu impacto no comportamento de atividade física e outros indicadores de saúde, em crianças e adolescentes da Região Autónoma da Madeira. Métodos: Estudo randomizado controlado, com uma intervenção multicomponente com a duração de 15 meses, seguida de 15 meses de follow-up (sem qualquer intervenção). O estudo envolveu, na baseline, 2124 participantes provenientes de oito escolas do ensino público, alocadas em grupo experimental (4 escolas) e grupo de controlo (4 escolas). A atividade física, aptidão cardiorrespiratória, indicadores antropométricos, variáveis psicossociais e do envolvimento físico foram avaliadas nos três momentos. Foram desenvolvidos dois estudos qualitativos: i) com 16 grupos de foco (92 jovens) em que a análise temática permitiu identificar fatores relacionados com a educação física, os intervalos e o desporto escolar que influenciam o comportamento de atividade física; ii) entrevistas semiestruturadas, com oito professores de escolas de intervenção, cuja análise temática apresentou três categorias que permitiram avaliar a implementação. Realizou-se a tradução, adaptação e validação de três questionários. Resultados: Os questionários traduzidos e adaptados mostraram uma validade e fiabilidade satisfatória. Os participantes do grupo de foco indicam que alterações no envolvimento social, físico e político escolar poderiam tornar a prática de atividade física mais apelativa nos diferentes contextos escolares. Os resultados do estudo transversal mostraram que os fatores de índole individual (sexo, experiência desportiva e prazer/satisfação na prática) explicam 19,3% da variância dos níveis atividade física entre os jovens (p<0.001) e os determinantes sociais e do envolvimento escolar explicam 7.3% e 0.6%, respetivamente. O programa mostrou efeitos positivos na atividade física (p=0.017), na percentagem de massa gorda (p<0.001) e em determinantes do envolvimento físico e social escolar para a atividade física (p<0.05). Conclusão: Esta intervenção escolar revelou-se adequada na alteração de comportamentos de atividade física e outros determinantes deste comportamento. A perspetiva dos recetores (alunos) e dos aplicadores (professores) deve ser sempre ponderada na definição das estratégias de intervenção em contexto escolar.
dc.description.abstractIntroduction: Physical activity behavior at pediatric ages is the object of concern of different health organizations, given the close relationship with chronic noncommunicable diseases. The promotion of this behavior is decisive, and the school, for all its strengths, presents itself as an election body to fulfill this role. Aim: To design a socio-ecological school-based intervention, called "Program of Physical Activity and Nutrition for Adolescents" and to evaluate its impact on physical activity behavior and other health indicators in children and adolescents from Madeira Island. Methods: A randomized controlled trial with a multicomponent intervention - 15 months, followed by 15 months of follow-up (without any intervention). The study involved, at baseline, 2124 participants from eight public schools, allocated to an experimental group (4 schools) and control group (4 schools). Physical activity, cardiorespiratory fitness, anthropometric indicators, psychosocial variables and physical environment were evaluated in the three moments. Two qualitative studies were developed: i) with 16 focus groups (92 young people) in which the thematic analysis allowed to identify factors related to physical education, intervals and school sports that influence the behavior of physical activity; ii) semi-structured interviews, with eight teachers from intervention schools, whose thematic analysis presented three categories that allowed to evaluate the implementation. The translation, adaptation and validation of three questionnaires were performed. Adjustments for school, sex, age, and outcome at baseline were made. Results: Translated and adapted questionnaires showed satisfactory validity and reliability. Participants in the focus group indicate that changes in social, physical and political school environment could make physical activity more appealing in different school contexts. The results of the cross-sectional study showed that individual factors (sex, sports experience and pleasure / satisfaction in practice) explained 19.3% of the variance of physical activity levels among the young (p <0.001) and social and involvement determinants explain 7.3% and 0.6%, respectively. The program showed positive effects on physical activity (p = 0.017), percentage of fat mass (p <0.001) and determinants of physical and social environment in school for physical activity (p <0.05). Conclusion: This school-based intervention was adequate in change physical activity behaviors and other determinants of this behavior. The perspective of the receivers (students) and the applicators (teachers) should always be considered in the definition of intervention strategies in a school context. Key words: physical activity, school, environment, intervention, health promotion, adolescents
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da saúde
dc.subjectHealth sciences
dc.titlePrograma de Intervenção Escolar na Atividade Física: desenho, implementação e efeitos do programa em adolescentes.
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid101485182
dc.subject.fosCiências médicas e da saúde::Ciências da saúde
dc.subject.fosMedical and Health sciences::Health sciences
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Ciências do Desporto
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
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