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https://hdl.handle.net/10216/121011
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T15:36:35Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T15:36:35Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-08 | |
dc.date.submitted | 2019-07-09 | |
dc.identifier.other | sigarra:341671 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/121011 | - |
dc.description | Este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo analítico e da terminologia a ele associada para o estudo de artefactos estéticos computacionais. Reconhecendo a presença e uso crescentes dos media computacionais, começamos por estudar como através da remediação eles transformam quantitativamente os media precedentes, e como as suas propriedades procedimentais e computacionais os afectam qualitativamente. Para perceber o potencial criativo e a especificidade dos media computacionais, desenvolvemos um modelo para a sua prática, crítica e análise. Como ponto de partida recorremos à tipologia desenvolvida por Espen Aarseth para o estudo de cibertextos, avaliando a sua adequação à análise de peças ergódicas visuais e audiovisuais, adaptando-a e expandindo-a com novas variáveis e respectivos valores. O modelo é testado através da análise de um conjunto de peças que representam diversas abordagens à criação procedimental e diversas áreas de actividade criativa contemporânea. É posteriormente desenvolvida uma análise de controlo para avaliar a usabilidade e utilidade do modelo, a sua capacidade para a elaboração de classificações objectivas e o rigor da análise. Demonstramos a adequação parcial do modelo de Aarseth para o estudo de artefactos não textuais e expandimo-lo para melhor descrever as peças estudadas. Concluímos que o modelo apresentado produz boas descrições das peças, agrupando-as logicamente, reflectindo afinidades estilísticas e procedimentais entre sistemas que, se estudados com base nas suas propriedades sensoriais ou nas suas estruturas de superfície provavelmente não revelariam muitas semelhanças. As afinidades reveladas pelo modelo são estruturais e procedimentais, e atestam a importância das características computacionais para a apreciação estética das obras. Verificamos a nossa conjectura inicial sobre a importância da procedimentalidade não só nas fases de desenvolvimento e implementação das obras mas também como base conceptual e estética na criação e apreciação artísticas, como um prazer estético. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Artes | |
dc.subject | Arts | |
dc.title | TOWARDS A MODEL FOR ARTIFICIAL AESTHETICS - Contributions to the Study of Creative Practices in Procedural and Computational Systems | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Belas Artes | |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.subject.fos | Humanities::Arts | |
thesis.degree.discipline | Arte e Design | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Belas Artes | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 2 | |
Appears in Collections: | FBAUP - Tese |
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File | Description | Size | Format | |
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341671.pdf | TOWARDS A MODEL FOR ARTIFICIAL AESTHETICS - Contributions to the Study of Creative Practices in Procedural and Computational Systems | 50.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
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