Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/120577
Author(s): Helder Zimmermann de Oliveira
Title: Clima motivacional criado pelo treinador: Um estudo com jovens atletas portugueses e brasileiros de desportos coletivos.
Issue Date: 2019-05-31
Description: Ao longo dos anos tem-se verificado um aumento significativo na análise das variáveis psicológicas que predispõem os atletas para um participação desportiva motivada de forma autônoma. Nesse sentido, o treinador tem sido considerado central na motivação e participação desportiva do atleta. Assente nesta evidência, a presente tese teve como objetivo analisar o clima motivacional criado pelo treinador através da percepção de jovens atletas portugueses e brasileiros do sexo masculino. Um número crescente de publicações que consideraram o clima motivacional criado pelo treinador como um conceito multidimensional e hierárquico. Complementarmente, constatou-se a ausência de investigações sobre o clima motivacional, principalmente com investigações no contexto português e brasileiro. Um dos fatores associados a ausência de investigação sobre a temática prende-se na falta de instrumentos adaptados e aferidos para esse contexto. Dessa forma, foi realizada a adaptação do Empowering Disempowering Motivational Climate Questionnaire - Coach para a língua portuguesa, cujo os resultados apresentaram valores aceitáveis para uma primeira versão do instrumento no contexto desportivo português e brasileiro. Nesse sentido também foi possível analisar e confirmar a estrutura hierárquica e multidimensional para o referido contexto. Em seguida, foi importante perceber qual o impacto do clima motivacional na satisfação com o treinador. Os resultados indicaram que maiores percepções sobre o clima motivacional de Empowering e menores de Disempowering estavam associados a uma maior satisfação do atleta com o treinador. Quando comparados os contextos os resultados demonstraram que os atletas brasileiros demonstraram maior percepção sobre clima motivacional de Disempowering. Como especificidade dos atletas portugueses, os resultados indicaram que os mais velhos apresentaram menores valores do clima motivacional percebido de Empowering e maiores de Disempowering.
Subject: Ciências da saúde
Health sciences
Scientific areas: Ciências médicas e da saúde::Ciências da saúde
Medical and Health sciences::Health sciences
TID identifier: 101621680
URI: https://hdl.handle.net/10216/120577
Document Type: Tese
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FADEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
336285.pdf
  Restricted Access
Clima motivacional criado pelo treinador: Um estudo com jovens atletas portugueses e brasileiros de desportos coletivos.9.9 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.