Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/119546
Author(s): Cecília Silva
Emília Malcata Rebelo
Title: Aulas virtuais: contributos para a formação e avaliação de estudantes
Issue Date: 2017
Description: Nesta comunicação apresentam-se os pressupostos, aplicação, e resultados da experiênciacom aulas virtuais realizada pela primeira vez no corrente ano letivo na unidade curricular deInvestigação Operacional, do terceiro ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil, da Faculdadede Engenharia da Universidade do Porto. Os vídeos das aulas virtuais versavam determinadosassuntos específicos de conteúdo fortemente matemático da unidade curricular, e destinavam-se aser visualizados antes das aulas teórico-práticas em que as correspondentes matérias iriam serabordadas e aplicadas à resolução de exercícios. O objetivo inicial consistia em fornecer umelemento adicional de apoio ao estudo e à aprendizagem, sensibilizando os estudantes para aimportância dos temas abordados e para as suas potenciais aplicações práticas, mas o seu alcanceacabou por ir muito além do esperado. Um inquérito dirigido aos estudantes no final do semestrepermitiu aferir a sua receptividade a este tipo de aulas, e avaliar o seu feedback. A interpretaçãodos resultados obtidos nestes inquéritos permitiu atestar a sua grande receptividade a estas aulasvirtuais (quer em termos do seu conceito quer em termos do seu conteúdo), e o seu alcanceextravasou largamente os objetivos inicialmente estabelecidos, estendendo-se a perceção da suaimportância - para além da consolidação de conhecimentos - à preparação dos próprios processosde avaliação quer formativa quer sumativa.A experiência desenvolvida e implementada e o feedback obtido dos estudantes forneceram insightssignificativos no sentido de melhorar estas aulas virtuais em anos letivos próximos, e aprofundar oseu alcance quer a nível do ensino/aprendizagem quer a nível dos próprios processos de avaliação.
URI: https://hdl.handle.net/10216/119546
Source: CNaPPES.17 - 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
328457.pdf896.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.