Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/114298
Author(s): João Filipe Paiva de Amicis Rebelo
Title: Design e avaliação de uma aplicação mobile para surf em grupo
Issue Date: 2018-07-24
Abstract: Surf is a sport that has been growing exponentially. Nowadays, there are many aplications in our society that help surfers with very useful tools, however, we can still observe that there are many gasps to deal with. In the present days it is possible to notice the lack of support of the community for those that are still taking the first steps in the sport. Even those that have some experience in surfing, need a group to continue their evolution. It is crucial to work on surf in group aplications that enable: the shareness of contentes, give and observe surf reports in first person, schedule surf sessions in group and do other things. In this dissertation its proposed to develop a prototype of an application that responds to that kind of needs. The objective is to develop the prototype and further evaluate it with usability tests.The essential problem of the study is to identify the key features for the main target of the application, design, prototype and evaluate ways of applying those features, to achieve a solution. It also important to test the features with the potential users.Regarding the literature review, several topics important for the study are discussed. In the topic of usability evaluation, several concepts of different authors are addressed. Authors like Nielsen, Cooper, Lowdermilk, Rubin, and others are discussed in the work. Concerning the surf applications, in this literature review, are made 3 important case studies for the development of the prototype. In this study a qualitative approach was adopted through the usability evaluation of the application mockup. The participants are the surfers of the north, a parcel of the potential users that eventually could use the application. The research design used was the type 1 investigation of involvement and the instruments used are: initial questionaires, gathering of requirements and features, preparation and moderation of the teste, questionnaire of background, test, final interview and questionnaire.The results show us that the concept and design of the app is very captivating, as well as the features applied to the prototype. Despite of these positive facts, some errors of usability were detected during the tests.During the study there were some limitations and constraints. The product is only a prototype and there are still some items to uncover and explore with the users.The challenge in future works is to test again the application with the corrections based on the feedback of the usability tests and continue this way the iterative cycle of the product. It would be interesting to launch the aplication in the market and observe how users react and if the product matchs the users expectations. Como trabalho futuro, é pertinente testar novamente a aplicação com as melhorias sugeridas nos testes de usabilidade e implementa-la. Depois de lançar o produto seria interessante investigar durante uns meses se a aplicação corresponde mesmo às expecativas dos utilizadores.
Description: O surf é uma modalidade que tem vindo a crescer imensamente ao longo dos anos. Apesar de hoje em dia já existirem aplicações que servem os surfistas com ferramentas muito úteis, ainda existem lacunas por preencher. Nota-se, a falta de apoios da comunidade para aqueles que estão a dar os primeiros passos na modalidade, e mesmo aqueles surfistas que já têm uma certa experiência na modalidade, é bom terem um grupo para continuar a sua evolução no desporto.Sente-se portanto, a falta de aplicações de surf em grupo que permitam a partilha de conteúdos, dar e visualizar reports na primeira pessoa, agendar surfadas em grupo e realizar outras tarefas. Nesta dissertação propõe-se desenvolver um protótipo de uma aplicação para surf em grupo que responda a este tipo de necessidades. O objetivo é desenvolver o protótipo e posteriormente realizar uma avaliação de usabilidade. O problema central deste estudo é, identificar as funcionalidades chave para o público alvo da aplicação e desenhar, prototipar e avaliar formas de implementar estas funcionalidades, chegando assim a uma solução. Testando também depois as funcionalidades com os potenciais utilizadores. Relativamente à revisão de literatura, são abordados vários tópicos pertinentes para o estudo, nomeadamente o surf em Portugal e o papel das apps a nível nacional e internacional e avaliação de usabilidade de aplicações mobile em design de interação. No tópico de avaliação de usabilidade, são abordados vários conceitos relevantes para o estudo de autores como, Nielsen, Cooper, Lowdermilk, Rubin, entre outros. No que diz respeito às aplicações de surf propriamente ditas, foram feitos 3 casos de estudo, pertinentes para o desenvolvimento do protótipo.Neste estudo, foi adotada uma abordagem qualitativa através da avaliação de usabilidade do mockup da aplicação. Os participantes da experiência são os surfistas do norte, uma parcela dos potenciais utilizadores que eventualmente poderiam vir a utilizar a aplicação. O research design utilizado é descritivo, e a metodologia utilizada é a investigação de desenvolvimento de tipo 1. Os instrumentos utilizados são: questionários iniciais, levantamento de requisitos e funcionalidades, protótipo, preparação e condução do teste, questionário de background inicial, teste de usabilidade, entrevista final e questionário final.Os resultados indicam que o cenceito e design da aplicação está muito cativante, assim como as funcionalidades que também agradam bastante aos participantes dos testes. Contudo, foram detetados alguns erros de usabilidade durante os testes.Sendo um estudo com resultados relevantes, também é de notar que existiram algumas limitações e constrangimentos. Tendo em conta que o produto ainda é um protótipo, ainda existem algumas coisas por explorar com os utilizadores. Ademais, é preciso ter em conta que os softwares de mockup de aplicações em Windows, ainda são bastante limitados nos dias que correm e não foi possível pôr em prática algumas ideias na aplicação e recolher o feedback dos utilizadores nesses pontos. Como trabalho futuro, é pertinente testar novamente a aplicação com as melhorias sugeridas nos testes de usabilidade e continuar assim o ciclo iterativo do produto. Seria interessante lançar o produto no mercado e observar reações e se corresponde às expectativas dos utilizadores.
Subject: Outras ciências da engenharia e tecnologias
Other engineering and technologies
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology::Other engineering and technologies
TID identifier: 202115593
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/114298
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
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