Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110512
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dc.creatorTânia Filipa da Silva Oliveira
dc.date.accessioned2022-09-08T02:57:08Z-
dc.date.available2022-09-08T02:57:08Z-
dc.date.issued2018-01-25
dc.date.submitted2018-02-01
dc.identifier.othersigarra:249382
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/110512-
dc.descriptionO desempenho escolar tem vindo a adquirir uma importância e centralidade crescentes na política educativa e por consequência nas dinâmicas de organização escolar. O seu impacto tem-se refletido diretamente nos diferentes contextos educativos retirando importância às aulas de educação física, fragilizando as oportunidades dos alunos serem indivíduos mais ativos e comprometendo estratégias de estilos de vida saudável. Por outro lado, a atual pandemia de inatividade física ameaça a saúde física e cognitiva em todas as fases da vida. Apesar da ênfase dos benefícios da atividade física ter sido colocada, ao longo dos tempos, no cariz físico e nas preocupações de saúde pública, mais recentemente tem-se dispensado a devida atenção aos benefícios que a mesma tem na saúde cognitiva da população em geral e, em particular, das crianças e dos adolescentes. Evidências crescentes sugerem que as crianças e os adolescentes fisicamente ativos e com melhores níveis de aptidão cardiorrespiratória têm menor propensão à aglomeração dos fatores de risco cardiovascular e um desempenho escolar mais elevado comparativamente com os seus pares menos ativos. No entanto, grande parte dos estudos utilizam métodos subjetivos de avaliação da atividade física e não consideram variáveis importantes que influenciam o desempenho escolar, conduzindo a resultados pouco consistentes. Deste modo, a presente tese teve como principais objetivos analisar a associação da atividade física e da aptidão cardiorrespiratória no desempenho escolar (Artigo I), averiguar o duplo benefício da aptidão cardiorrespiratória na saúde física e cognitiva (Artigo II) e perceber a importância de altos níveis de intensidade da atividade física na aptidão cardiorrespiratória e no desempenho escolar (Artigo III). Para tal foram elaborados três estudos envolvendo 1222 crianças e adolescentes (675 raparigas) entre os 10 e os 18 anos de escolas públicas da área do grande Porto. Para a avaliação das variáveis principais do estudo foram utilizadas medidas objetivas. A atividade física foi aferida através de acelerómetros e a aptidão cardiorrespiratória estimada a partir do teste 20m Vaivém. O índice de massa corporal, o perímetro da cintura e a pressão arterial sistólica e diastólica foram medidos através de procedimentos padronizados. As amostras sanguíneas foram recolhidas para determinar os níveis de colesterol de alta densidade, colesterol de baixa densidade, triglicerídeos e glicose em jejum, e o desempenho escolar aferido pelos registos escolar do final do ano letivo nas disciplinas de português e matemática. Os resultados sugerem que a atividade física moderada a vigorosa e a atividade física vigorosa estão correlacionadas com a aptidão cardiorrespiratória que, por sua vez, está associada a melhores resultados escolares e à redução dos fatores de risco metabólico/ou cardiovascular??. Os resultados apontam, ainda, efeitos significativos dos níveis de atividade física vigorosa no desempenho escolar. Em suma, a atividade física moderada a vigorosa parece assumir um papel importante na saúde em geral. Em particular, a atividade física vigorosa, para além de potenciar a saúde em geral, poderá, ainda, constituir-se como uma nova estratégia na otimização do desempenho escolar.
dc.description.abstractAcademic achievement has been acquiring an increasing centrality and importance on educational policy and consequently in the dynamics of school organization. Its impact has been reflected directly in different educational contexts, removing importance from physical education classes, not giving students opportunities to be more active nor allowing them to acquire healthy lifestyle strategies. On the other hand, the current pandemic of physical inactivity threatens physical and cognitive health in all stages of life. Despite the the emphasis on the benefits of physical activity has been placed, throughout the ages, on physical nature and public health concerns, it has most recently been given more attention to the benefits that it has on cognitive health of the population in general and, in particular, on that of children and adolescents. Growing evidence suggests that children and adolescents physically active and with better levels of cardiorespiratory fitness have higher academic achievement compared to those with less active lives. However, many studies have used subjective methods of assessment of physical activity and have not considered important variables that influence academic achievement, leading few consistent results. Thus, the present thesis had as its main objective: to analyse between the association of physical activity and cardiorespiratory fitness on academic achievement (article I), to verify the double benefit of cardiorespiratory fitness in physical and cognitive health (article II), and to perceive the importance of high levels of intensity of physical activity in cardiorespiratory fitness and academic achievement. To this, three studies involving 1222 children and adolescents (675 girls) aged between 10 and 18 years, from public schools in the Porto area, were conducted. For the assessment of the main variables of the study objective measures were used. Physical activity was measured using accelerometers and cardiorespiratory fitness was estimated through the Shuttle run test. Body mass index, waist circumference and systolic and diastolic blood pressure were measured by standardized procedures. The blood samples were collected to determine levels of high density cholesterol, low density cholesterol, triglycerides and fasting glucose, and academic achievement was measured through the school grades of Native Language (Portuguese) and Mathematics. Results suggest that cardiorespiratory fitness is correlated with moderate to vigorous physical activity that, in turn, is associated with better academic achievement. We also found that higher levels of cardiorespiratory fitness are associated with a decrease of metabolic risk factors. Lastly, we found significant effects of vigorous physical activity levels' on academic achievement. In sum, moderate to vigorous physical activity seems to play an important role on health in general. Particularly, in addition to promoting health in general, vigorous physical activity may also be constituted as a new strategy in the optimization of academic achievement.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da saúde
dc.subjectHealth sciences
dc.titleDesempenho escolar, atividade física, aptidão cardiorrespiratória e síndrome metabólica em crianças adolescentes
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid101435452
dc.subject.fosCiências médicas e da saúde::Ciências da saúde
dc.subject.fosMedical and Health sciences::Health sciences
thesis.degree.disciplinePrograma de Doutoramento em Atividade Física e Saúde
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
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