Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/106643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJorge Filipe Vieira Barbosa Teixeira
dc.date.accessioned2022-09-11T19:00:31Z-
dc.date.available2022-09-11T19:00:31Z-
dc.date.issued2017-07-17
dc.date.submitted2017-08-01
dc.identifier.othersigarra:203781
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/106643-
dc.descriptionNeste momento, o contexto atual do acompanhamento curricular do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, contempla vários órgãos e intervenientes que têm diferentes papéis e responsabilidades nos vários cursos que o departamento tem em si inseridos. Para além do grande número de pessoas que estes grupos contêm, a grande variedade de formas de comunicação existentes no momento - comunicação oral, e-mails, reuniões pedagógicas ou até o uso de redes sociais - aumenta em demasia a complexidade do acompanhamento curricular neste sistema atual. Todos estes fatores tornam a tarefa de gerir o acompanhamento curricular bastante complexa e abrem a possibilidade de existirem falhas no tratamento de algumas situações. Sendo assim a proposta desta dissertação é que seja criada uma plataforma capaz de sintetizar algumas destas responsabilidades num sistema global, onde os vários atores - quer sejam professores, alunos ou comissões - possam otimizar o processo de resolução de issues que possam ser identificados no decorrer das tarefas curriculares. Desta forma, o sistema proposto deve incorporar um Issue Tracking System aplicado ao acompanhamento curricular, numa primeira fase virado para o Departamento de Engenharia Informática da FEUP, mas com o propósito de ser expandido para toda a comunidade da FEUP. O sistema está dividido por anos e unidades curriculares e cada uma destas divisões poderá ser acedida por diferentes utilizadores, dependendo do nível de permissões que cada utilizador tiver. Um administrador tem acesso a todas as unidades curriculares do curso e a um campo de estatísticas concretas do estado atual de cada ano e de cada unidade curricular. Este estado é discriminado pelo número de issues aberto em cada momento e pode ser regulado pelo administrador. Um encarregado de uma unidade curricular (professores dessa UC, ou um aluno responsável pelo ano), podem ter acesso aos issues desta unidade curricular e podem contribuir para a resolução desse issue na página do mesmo. Um aluno tem apenas acesso às unidades curriculares que frequenta e pode ver o histórico de issues abertos e criar novos issues. Os issues devem ser catalogados como "Problema", "Proposta", ou "Sugestão", de forma a poderem ser analisados de forma mais correta e tornar o processo de resolução mais célere. Nesta fase inicial é esperado que o sistema seja posto à prova com uma utilização real, tomada a cabo pelos elementos constituintes da comissão de acompanhamento do MIEIC, que servirá de teste para o sistema, para que no futuro este possa ser alargado a toda a comunidade da FEUP. Deverão também ser incluídas algumas funcionalidades extra tais como a criação de grupos de intervenientes por unidades curriculares - onde alunos inscritos a uma UC podem ter acesso a informação disponibilizada pelos professores dessa UC, ou pelo secretariado do DEI, evitando assim o envio de e-mails com este fim - ou grupos de alunos de anos curriculares, onde estes possam interagir e partilhar informações das suas UC, criando uma alternativa aos grupos em redes sociais existentes atualmente. Para além das funcionalidades aqui apresentadas, o sistema poderá acolher funcionalidades complementares em trabalhos futuros.
dc.description.abstractAt this moment, the current context of the curricular monitoring of the Department of Informatics Engineering of FEUP, contemplates several groups of intervenients which have different roles and responsibilities in the various courses that the department has inserted in itself. For in addition to the large number of people these groups contain, the wide variety of forms of communication - oral communication, e-mails, meetings or even the use of social networks - greatly increases the complexity of the curricular monitoring in the current system. All these factors makes the task of managing the curricular follow up quite complex and open the possibility of mistakes in the treatment of some situations. Therefore, the proposal of this dissertation is to create a platform capable of synthesizing some of these responsibilities in a global system, where the various actors - whether teachers, students or groups- can optimize the problem solving process that can be identified during the academic period. In this way, the proposed system should incorporate an Issue Tracking System applied to the curricular follow-up, in a first phase turned to the Department of Informatics Engineering of FEUP, but with the purpose of being expanded for the entire FEUP community. The system is divided by years and courses and each of these divisions can be accessed by different users, depending on the level of permissions that each user has. An administrator has access to all courses and to a set of statistics of the current state of each year and each course. This state is defined by the number of issues open at any time and can be regulated by the administrator. A person who manage a course (teachers of this course, or a student representative of the year), can have access to the issues of this course and can contribute to the resolution of this issue in its page. A student has only access to the courses that he / she attends and can see the history of open issues and create new issues. Issues should be categorized as "Problem", "Proposal", or "Suggestion", so that they can be analyzed more accurately and make the resolution process faster. At this early stage, it is expected that the system will be put to the test with a real use made by the constituent elements of the MIEIC affair council, which will serve as a test for the system, so that in the future it can be extended to the whole community of FEUP. Some extra features should also be included, such as the creation of groups by course - where students enrolled in a course may have access to information provided by the course professors, or by DEI secretariat, thus avoiding sending e-mails to this ends - or groups for students enrolled in the same academic year where they can interact and share information from their courses, creating an alternative to currently existing social networking groups. In addition to the features presented here, the system will be able to host complementary functionalities in future works.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleSistema de acompanhamento curricular
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201799669
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
203781.pdfSistema de acompanhamento curricular1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.