Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/106166
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dc.creatorJoão Miguel Falcão Morgado
dc.date.accessioned2019-02-05T21:45:07Z-
dc.date.available2019-02-05T21:45:07Z-
dc.date.issued2017-07-11
dc.date.submitted2017-07-26
dc.identifier.othersigarra:203493
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106166-
dc.descriptionOlhando para o estado em que a Internet se encontra nos dias de hoje, em que tudo é desenvolvido com vista a uma experiência de navegação o mais intuitiva possível e até com conteúdos adaptados aos gostos ou necessidades dos utilizadores, torna-se fundamental compreender o modo como os utilizadores interagem com a informação que lhes é apresentada.Nesta dissertação pretende-se estudar e caracterizar os hábitos de utilização e navegação em jornais online, tendo como caso de estudo o JPN, analisando a interação dos utilizadores com conteúdos noticiosos ao longo de um período superior a 10 anos, praticamente desde a fundação do JPN até aos dias de hoje.Foi feita investigação na área do Web Mining, especialmente Web Usage Mining, sendo depois identificadas as métricas fundamentais para caracterizar os hábitos de utilização e navegação num jornal online e, posteriormente, recolhidos os dados correspondentes no Google Analytics. O grande intervalo temporal é de extrema importância para perceber como os hábitos e os próprios utilizadores mudaram ao longo do tempo. De forma paralela a esta recolha de dados, foi efetuado um inquérito a estudantes de jornalismo para compreender quais as métricas valorizadas por quem está na área do jornalismo.Analisando os dados recolhidos é possível verificar que o jornal é consultado maioritariamente na região do Porto, por pessoas entre os 25 e os 34 anos. Consegue-se observar, também, como evoluiram as redes sociais e os dispositivos móveis, com a percentagem de acessos às páginas do JPN a aumentar 23% a partir de redes sociais e 45% a partir de dispositivos móveis, desde 2006. Os horários de consulta também mudaram com o passar dos anos. Em 2006 a hora com mais movimento era entre 9h e 10h - com 5,9% das visitas diárias, diminuindo a partir daí até atingir 1,7% às 23h. Em 2016 o pico é atingido às 15h, com 6,4% das visitas diárias, diminuindo muito pouco até às 23h, quando as visitas ocorridas são 5,75% do total diário. Também o tempo médio de cada sessão aumentou, passando de 73 segundos, em 2005, para 158 segundos, em 2017, o que corresponde a um aumento de cerca de 46%. O maior número de conteúdos multimédia é o responsável pelas sessões com maior duração. Este estudo vem confirmar as tendências que se observam no dia-a-dia, como é o caso da cada vez maior utilização dos dispositivos móveis. Perceber a forma como os utilizadores interagem com a informação é fundamental para os jornalistas se adaptarem à realidade que os rodeia e assim manter os seus leitores fiéis ao jornal.
dc.description.abstractLooking at the state in which Internet is nowadays, where everything is developed with the goal of a navigation experience as intuitive as possible and even with content which suits the likes and needs of users it becomes a fundamental matter to understand the way users interact with the information presented to them.In this dissertation, it is intended to study and characterize the habits of use and navigation throughout online newspapers, having as a case study the JPN, analysing the interaction of users with news content over a period of more than 10 years, virtually since the establishment of JPN to this day. An investigation was carried out around Web Mining, especially Web Usage Mining, after which the fundamental metrics to characterize the habits of use and navigation throughout online newspapers were identified and the corresponding data was collected using Google Analytics. The large time interval is extremely important to understand how the habits and the users themselves have changed over the times. In parallel with the data gathering an inquire was made to journalism students to understand which metrics are valued by those who are in this area. Analysing the data collected it is possible to realize that the newspaper is mainly consulted in the Porto region by people between 25 and 34 years old. It is also possible to observe how social networks and mobile devices have evolved with a percentage of accesses to the JPN pages increasing 23% from social networks and 45% from mobile devices, since 2006. The schedules of consultation also have changed over the years. In 2006, the busiest hour was between 9am and 10am with 5,9% of daily views, decreasing until 1,7% at 11pm. In 2016 the peak is reached at 3pm, with 6,4% of daily views, decreasing very little until 11pm when the registered visits are 5,75% of the daily total. Also, the average time for each session has increased going from 73 seconds in 2005 to 158 seconds in 2017, an increase of 46%. The largest number of multimedia content is responsible for this increasing. This study confirms an everyday life tendency which consists of the increasing use of mobile devices. Understanding the way users interact with information is paramount for journalists to adapt the reality that surrounds them and thus keeping their readers loyal to the newspaper.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da computação e da informação
dc.subjectComputer and information sciences
dc.titleEstudo e caraterização dos hábitos de utilização e navegação em jornais online
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201804581
dc.subject.fosCiências exactas e naturais::Ciências da computação e da informação
dc.subject.fosNatural sciences::Computer and information sciences
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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