Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105325
Author(s): João Pedro Anselmo Espírito Santo
Title: Prolongamento da Vida Útil de um Transformador através do Agendamento do Carregamento de Veículos Eléctricos numa Unidade Industrial Insular com Microgeração Fotovoltaica
Issue Date: 2017-07-10
Description: A mobilidade eléctrica tem vindo a apresentar uma evolução considerável nos últimos anos, tanto na União Europeia como nos restantes países da OCDE. Para o efeito contribuíram inúmeras decisões estratégicas e desenvolvimento de legislação, o que permite que esta aposta pudesse ser ganha gradualmente e de um modo sustentável. Os construtores mundiais de veículos têm desenvolvido vários modelos de veículos eléctricos (VEs), apresentando soluções inovadoras para vários elementos dos VEs o que permite que sejam uma alternativa viável em relação aos veículos de combustão interna, tanto em autonomia, como em gastos de manutenção e alimentação dos motores, sobretudo de uma forma menos poluente. O propósito deste trabalho é analisar o impacte que poderá ter uma elevada concentração de VEs a carregar simultaneamente numa unidade industrial com microgeração fotovoltaica na deterioração da vida útil de um posto de transformação através da degradação térmica do óleo dieléctrico do transformador na ilha de São Miguel, Açores. Neste trabalho, o modelo térmico do transformador irá ser usado para estimar a temperatura de hot-spot (θh) dado o diagrama de carga diário da unidade industrial alimentada pelo posto de transformação em questão. Dados reais irão ser utilizados para as entradas principais do modelo a ser desenvolvido, tal como os parâmetros do transformador, a radiação solar, a temperatura ambiente e as características de vários VEs. Seguidamente, uma optimização do agendamento dos VEs terá que ser efectuada com o objectivo de mitigar os impactos negativos que uma elevada concentração de VEs a carregar simultaneamente na unidade industrial insular com microgeração fotovoltaica poderá ter no posto de transformação. Para a execução deste trabalho ser concluída com sucesso, certas habilidades com software serão necessárias. Uma dessas habilidades é a utilização do software/ferramenta MathWorks Matlab. Por conseguinte, vários cenários do carregamento dos VEs perante vários níveis de penetração no mercado serão modelados. O propósito da simulação de tais cenários justifica-se através da avaliação da validade, robustez e eficácia do modelo proposto e identificação dos seus limites. Uma apresentação detalhada de resultados só irá fortalecer a qualidade académica do trabalho proposto e cimentar os pontos fortes das conclusões deduzidos a partir dos resultados.
Subject: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
TID identifier: 201799260
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105325
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

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